Dois Pontos: Páginas no Facebook iniciam investida contra políticos

Da redação e colaboradores

Páginas começam a surgir no ‘Face’

Como citado no “Fuxiscópio” da edição passada, começam a surgir pelo Facebook páginas (e alguns perfis fakes) disseminando conteúdo crítico a atual gestão municipal – o que acaba respingando nos vereadores de situação, principalmente o presidente do Legislativo Givanildo Soares (PROS) por conta do “projeto da parmegiana”. Uma das páginas – claramente inspirada na famosa “Corrupção Brasileira Memes”, esta com mais de 1 milhão de seguidores – acabou de ultrapassar os 500 likes. A referida página tem um público-alvo: os jovens, pois se comunica com a linguagem da geração que está na casa dos 20 e poucos anos. Todos os dias são compartilhados memes na página, muitos criticando as reformas das praças. Os autores da página, criada em 12 de fevereiro de 2019, se mantêm anônimos.

LEGAL: O Tribunal de Justiça de São Paulo julgou improcedente uma ação direta de inconstitucionalidade que era movida contra a Prefeitura de Itu e a Câmara pela aprovação da Lei nº 1.893, de 11 de maio de 2017, que estabeleceu a revisão anual para o subsídio do prefeito, vice e agentes políticos.

LEGAL II: A vitória da Prefeitura já havia sido anunciada pela própria no fim de novembro do ano passado, porém, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de ontem (19), foi lida no Expediente a correspondência do TJ apontando a decisão. Na época, o projeto causou polêmica e foi explorado pela oposição.

ROLO: Membros do núcleo de Itu do Partido NOVO estiveram na conhecida “Feira do Rolo” do bairro Cidade Nova na manhã do último domingo (17) angariando assinaturas para o abaixo-assinado contra a construção do novo prédio da Câmara de Itu. A legenda tem se empenhado muito em cima do tema.

DE VOLTA: Reginaldo Carlota voltou a se pronunciar sobre a política local após um período ‘quieto’. Dessa vez, o polêmico ex-vereador promoveu críticas contra Macruz (PTB), compartilhando um vídeo em que o desafeto fala que, dentro da Câmara, os vereadores “pensam em muita coisa, menos no povo”. O trecho do vídeo, porém, foi postado por Macruz durante campanha eleitoral, em 2016.

DIREITO: O vereador Ricardo Giordani (PTB) apresentou um projeto de lei intitulado “Direito na Escola”. O projeto tem por objetivo, segundo sua ementa, “levar ao cidadão o conhecimento sobre seus principais direitos e deveres”. Palestrantes indicados pela OAB de Itu levarão, gratuitamente, seus conhecimentos aos estudantes.

HOMENAGENS: A devota Benedita “Ditinha” Schanoski foi indicada para ser homenageada com o Diploma Madre Maria Teodora Voiron, a ser entregue entre 18 e 24 de maio. Já a servidora pública Ignês Francischinelli Solato foi a escolhida por uma comissão para receber o Diploma e Medalha Mulher Ituana, que este ano será entregue pela 1ª vez.

BARRAGEM: A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) enviou convite à Câmara de Vereadores de Itu para uma visita a ser realizada na tarde desta quarta-feira (20), à barragem de Palmital, na cidade de Alumínio. A visita tem como objetivo demonstrar a segurança da estrutura e esclarecer eventuais dúvidas a respeito do cumprimento dos requisitos legais.

PROJETOS: Além da segunda discussão dos projetos da semana passada, entraram na ordem do dia da sessão de ontem novas proposituras de denominação de vias públicas e criação de programas no município, como o das “Hortas Comunitárias”, de autoria de Macruz. Confira a cobertura completa na edição de sábado (23)!

FUXISCÓPIO
As emoções da “nova temporada” do Legislativo ituano seguem com tudo! Na verdade, as moções: só na sessão de ontem, foram apresentadas quase 50 homenagens.