Dois Pontos

Da redação e colaboradores

 

A Câmara repercutiu a notícia de que um “coquetel” com 27 agrotóxicos foi achado na água de Itu – e mais outros 1,3 mil municípios brasileiros. A informação foi pela pesquisa “Por trás do alimento”, divulgada em abril pela Agência Pública, Repórter Brasil e Public Eye, com base em dados do Ministério da Saúde de 2014 a 2017. A vereadora Maria do Carmo Piunti fez uma solicitação verbal para que o superintendente da CIS (Companhia Ituana de Saneamento), Vincent Menu, fosse convocado para prestar esclarecimentos ao Legislativo após ter lido no site “Jornal de Itu” a notícia. O requerimento foi aceito. O líder do governo Ricardo Giordani disse que o governo não tem nada a esconder. Já Dito Roque pediu para que a informação fosse verificada ‘para não passar vergonha’. A informação, porém, procede. Dos 27 agrotóxicos encontrados, 16 são classificados pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.

 

COMPROMISSO: Em nota, a CIS reafirmou seu compromisso com a qualidade da água distribuída e informou que as últimas coletas feitas em dezembro em quatro estações de tratamento foram encaminhadas para análise do Sisagua, que apontou total conformidade em todos os 27 agrotóxicos.

 

COMPROMISSO II: “Ou seja, a água coletada é considerada totalmente segura para consumo”, reforça a autarquia. A próxima coleta será feita no mês de junho e o relatório com a análise completa feita em dezembro está disponível no site do Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano).

 

APOIO: O vereador e presidente da Câmara Givanildo Soares propôs uma moção de apoio ao Dr. Marcelo José Carriel Antonio, Delegado Seccional de Sorocaba e Região. A demonstração de apoio veio após divulgação de que o prefeito sorocabano José Crespo teria solicitado por e-mail a transferência do delegado, que está a frente de investigações sobre ele.

 

ABSTENÇÃO: A moção foi aprovada por unanimidade dos vereadores presentes no momento, mas José Galvão, que pertence ao mesmo partido de Crespo (o DEM), preferiu se abster. Giva disse entender a postura do colega e que faria o mesmo se estivesse na mesma situação.

 

PREFERENCIAL: José Galvão é autor de um projeto de lei que concede atendimento preferencial para pessoas com doenças neoplásicas malignas (câncer) nas unidades públicas e privadas de saúde do município. A propositura deve ser lida no Expediente da próxima sessão ordinária.

 

RARA: A codeputada estadual Mônica da Bancada Ativista (PSOL) criticou fala do presidente Jair Bolsonaro a um programa de TV. O chefe do Executivo disse “o racismo é uma coisa rara no Brasil”. “Ao invés de negar a existência do racismo o presidente poderia criar políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial”, publicou no Facebook.

 

MATRIZ: Segundo a Prefeitura, a estimava de entrega da obra da Praça da Matriz é para início de julho. No entanto, este prazo está atrelado ao repasse de recursos por parte do Governo de SP. Sobre buracos que começaram a aparecer nas recém-reformadas calçadas do entorno, as mesmas estão sob a garantia prevista em contrato e os reparos serão realizados pela empresa responsável pela obra o mais breve possível.

 

LIMINAR: A Prefeitura de Salto conseguiu na Justiça comum uma liminar para tirar do ar uma página satírica no Facebook intitulada “Prefeitura do Sarto”. A informação é do “Jornal Primeirafeira”. Segundo o documento assinado pelo juiz Claudio Campos da Silva, ‘há aparente uso indevido da imagem e de símbolos da Prefeitura por pessoa não identificada’.

 

VÍDEO: A página ironiza situações da política e do cotidiano saltense. No último dia 1º de maio, sobrou até para o ex-vereador de Itu Reginaldo Carlota, que virou em um vídeo o “Carlothanos” – em referência ao vilão dos Vingadores. O vídeo conta com uma montagem envolvendo o escritor e o chama de “Garganta Infinita”.

 

ENQUETE: Na semana passada, no “Povo Fala”, a maioria dos entrevistados pela reportagem do JP apoiou o decreto do presidente Jair Bolsonaro que encerrou o horário de verão. No Facebook do jornal a coisa não foi diferente. Cerca de 63% dos participantes de uma enquete apoia a medida.

 

FUXISCÓPIO

Diversos grupos ituanos nas redes sociais são responsáveis pelas famosas “fake news”, mas nenhum ganha de um chamado “Acontece em Itu”. Rola de tudo por lá, principalmente desinformação. Cuidado…