Dr. André Sbrissa é eleito novo presidente da OAB de Itu

Dr. Ricardo Giordani (secretário de Governo e Casa Civil de Itu), Dr. André Sbrissa (eleito presidente da OAB) e Dr. Rodrigo Tarossi (atual presidente) durante a eleição (Foto: Reprodução)

Foram realizadas nesta quinta-feira (25) as eleições das subseções da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e da seccional estadual da entidade. Em Itu, a 53ª subseção elegeu o Dr. André Carneiro Sbrissa como novo presidente. Atualmente, ele é vice-presidente da entidade e foi candidato por chapa única. Foram 441 votos em Sbrissa, 104 brancos e 31 nulos.

A chapa única para o mandato de três anos (2022-2024) é composta ainda pelo Dr. Marcelo Teixeira (vice-presidente), e pelas Dras. Lia Palomo Poiani (secretária geral), Gilda Dares Rucke Souza (secretária adjunta) e Josini Perazoli Mota (tesoureira). 

De acordo com o atual presidente da OAB Itu, Dr. Rodrigo Tarossi, a eleição, que ocorreu na Casa do Advogado, foi tranquila, sem nenhuma intercorrência ou problema com as urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral. “A apuração foi rápida: em 10 minutos estava tudo apurado”, disse o advogado, que não saiu candidato à reeleição. Em Itu, a abstenção foi de 39,46%.

Já para a OAB estadual, uma mulher foi eleita pela primeira vez à presidência. Após uma disputa acirrada, a criminalista Patricia Vanzolini, de 49 anos, foi escolhida pelos advogados paulistas. Ela venceu o atual presidente da entidade, Caio Augusto Silva dos Santos, candidato à reeleição.

Foi a primeira vez na história da instituição, criada em 1932, que uma mulher é eleita presidente. Patricia Vanzolini obteve 64.207 votos (35,80%), contra 58.821 votos (32,79%) de Caio Augusto Silva dos Santos. Em Itu, Patrícia teve 220 votos e Caio, 171. Foram 34 votos em branco e 36 nulos. Também foram registrados votos para Dora Cavalcanti (39), Alfredo Scaff (33) e Mário de Oliveira Filho (48).

E a cidade de Itu também estará representada no Conselho Estadual da OAB, já que o Dr. Luís Fernando Clauss Ferraz está na chapa da Dra. Patricia Vanzolini.