Dr. Sérgio Castanheira fala sobre suas propostas para o quarto mandato

Eleito com 1.441 votos para seu quarto mandato como vereador, Dr. Sérgio Castanheira (Cidadania) é natural de Botucatu, interior de São Paulo, e traz a política em seu sangue. Seu pai, Nelson de Souza (já falecido) foi vereador tanto no município mencionado quanto de Botucatu.

Residindo em Itu desde 1979, Castanheira que é veterinário de formação e coordenador do Centro de Zoonoses na cidade desde 2005. Ele comenta sobre o trabalho realizado no Legislativo desde seu primeiro mandato, no início de 2009. Ou seja, ele está em seu quarto mandato consecutivo. “Trabalho focado em saúde pública e animal e o trabalho está sendo bem visto pela sociedade, pois estou sempre me reelegendo”, relata.

“Tenho 16 leis para a causa animal, grande parte em vigor, funcionando, como lei da castração, maus-tratos, lei de fogos de artifício que foi regulamentada em outubro. A lei favorece não só os animais”, afirma o vereador.

Apesar de seu foco ser a causa animal, o vereador também é autor da chamada “lei da creche”, que consiste na empresa com mais de 200 funcionários ter obrigatoriedade de  fornecer creche para suas funcionárias, construindo uma creche no local, subsidiando  ou pagando uma particular.

“O projeto favorece também o poder público e vai desafogar a necessidade de creche que toda a cidade tem”, explica o parlamentar, que faz parte da base do governo Guilherme Gazzola (PL). “Quero trabalhar junto com ele para a gente melhorar cada vez mais a minha área (veterinária) e a qualidade de vida da população”, prossegue.

Sobre as propostas para seu novo mandato, Castanheira revela diversas propostas, com a principal sendo a erradicação de animais de rua. “Quero fazer isso, aumentando o número de castrações na Zoonoses, trazer o castramóvel e fazer o mutirão de castração nos bairros”, explica o vereador.

O parlamentar quer tornar Itu exemplo na área. “Cão e gato abandonado é saúde pública. Uma das propostas básicas é essa. Viria uma equipe com dois ônibus. Daria um impacto. Se correr tudo bem, houver um trabalho conjunto com o Executivo, em dois anos a gente coloca Itu como pioneira no Brasil. Vai ser a primeira cidade no Brasil que não vai ter cão e gato abandonados”, destaca.

Entre outros projetos, Castanheira tem como objetivo discutir a viabilidade legal de um hospital veterinário, além de outros Espaços Pets na cidade, como o do bairro São Luiz – o primeiro da cidade, construído após uma lei de Castanheira aprovada em 2015. “Assim, muitas pessoas não precisariam atravessar a cidade para poder aproveitar com seus cães um espaço muito bom”.

O parlamentar comentou ainda sobre o aumento de uma para três mulheres no Legislativo. “Eu acho que é importante. O sexo feminino tem de interagir também, principalmente pelas demandas que são ligadas ao sexo feminino, sendo mulher tem mais condições de trabalhar sobre isso. Foi um passo importante que a cidade deu”, afirma.

Ainda a respeito da nova composição da Câmara para a legislatura 2021-2024, Castanhera acredita que será um período sem problemas. “Não vai ter problema nenhum, vai ser uma turma que vai trabalhar”, diz, comentando o mesmo de Patrícia da Aspa (PSD), eleita pela primeira vez neste ano e que “compete” na mesma área que ele.

O parlamentar acredita ainda que o Executivo e o Legislativo caminharão sem atritos. “Praticamente metade da Câmara (é base do governo). Vai ter composição, o pessoal é aberto, o [Eduardo] Ortiz já foi vereador de base de governo, Marcos Moraes também, o prefeito Guilherme Gazzola vai conseguir uma composição, e que seja para a cidade desenvolver”, afirma Castanheira.

O vereador também falou um pouco sobre sua atuação na política ituana. “A minha posição é de trabalhar em favor da cidade. Tenho uma atuação, honesta, correta, discreta. Procuro fazer leis que realmente possam ser funcionais, não só por fazer. A cidade está crescendo, está evoluindo. Então a gente está junto. Uma das minhas metas é evoluir ainda mais a minha área”, declara o edil, que guarda marcas de um crime ocorrido em 2013, no primeiro ano de seu segundo mandato, quando levou um tiro no rosto e ficou internado. O vereador sempre agradece pela nova oportunidade que ganhou.

Ao concluir, Castanheira aproveita para fazer um agradecimento. “Agradeço de coração quem confiou o voto em mim. Quero continuar fazendo um trabalho sério, honesto, correto em prol da causa animal que é a minha bandeira. A população pode contar comigo e garanto que não vão se arrepender”, finaliza.

Um comentário em “Dr. Sérgio Castanheira fala sobre suas propostas para o quarto mandato

  • 07/12/2020 em 20:46
    Permalink

    Em primeiro lugar, parabéns.
    Em segundo lugar torço para ampliação dos serviços de castração nos Centros de Zoonoses e por uma campanha municipal de conscientização sobre castração.
    Outra torcida é para que os estoque de animais sejam reduzidos por meio de incentivos municipais a adotação.
    Triste ver aquela quantidade de animais engaiolados, pois muitos passaram a vida todo ali, cujo crime foi nascer e ser abandonados.
    Oxalá se os proprietários rurais de Itu, em cada propriedade rural, adotassem dois animais, gatos e cachorros, castrados, com algum incentivo municipal seria de grande impacto para reduzir aquela quantidade e trazer alívio a administração para concentrar esforços em castração.
    Digo proprietários rurais, porque os animais precisam de espaço e se bem alocados, alimentados, castrados, podem ter uma qualidade de vida melhor do que o engaiolamento.

Os comentários estão desativados.