Durante festas de fim de ano, Estado de SP volta para a Fase Vermelha

Medida anunciada em coletiva tem como objetivo conter o avanço de casos e mortes por Covid-19 (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (22), o Governo de São Paulo voltou a anunciar medidas de endurecimento da quarentena, devido ao aumento do número de casos e de mortes por Covid-19 no estado. De acordo com o Executivo, apenas serviços essenciais como transporte, saúde, padarias, mercados e farmácias poderão funcionar nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro.

O Governo teme um descontrole da pandemia após as festas de fim ano. Nas últimas quatro semanas, o estado registrou um aumento de 54% no número de casos e de 34% nos óbitos. Enquanto isso, a taxa de isolamento no estado foi de 40% ( o patamar considerado ideal pelo governo é acima de 50%.

“A gente precisa lembrar que não estamos em um momento de festas, nem de aglomerações. É nesses momentos que esse risco de descontrole da pandemia acontece e o mundo inteiro agora está aplicando medidas específicas neste momento”, disse a secretária de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen. “São Paulo sempre se diferenciou do resto do Brasil por honrar o seu compromisso de tomar as decisões no momento necessário e é isso que estamos fazendo agora”, acrescentou.

A alteração só não será temporária para a região de Presidente Prudente. Por conta do avanço nos casos e da falta de leitos de UTI, a região passa a ficar, até a próxima reclassificação, na fase vermelha, a mais restritiva do plano de flexibilização econômica.

Ainda de acordo com o governo, a reclassificação de faseamento foi remarcada para o dia 4 de janeiro para apresentação do Plano SP para os novos prefeitos que irão assumir seus cargos três dias antes.

Segundo dados da Secretaria da Saúde, a taxa estadual de ocupação de UTIs é atualmente de 61,9%, com aumento para 67% na Grande São Paulo. São 4.775 internados na rede estadual em leitos de UTI e outros 6.215 em enfermarias. Até o fechamento desta edição, o estado registrava 1,39 milhão de contaminados desde o início da pandemia, com 45.395 mortes.

Um comentário em “Durante festas de fim de ano, Estado de SP volta para a Fase Vermelha

  • 22/12/2020 em 15:52
    Permalink

    Porque ele deixou as ruas 25 de março e ruas do Brás lotadas de pessoas com grande aglomeração. Em São Paulo os bares e restaurantes fizeram o que quiseram. Agora que ele adota essa medida. Quem tinha que se contaminar já contaminou. Precisa ter normas mais precisas.

Os comentários estão desativados.