É GOOOOOOOOOOOOOL!

As escolinhas de futebol dão às crianças a oportunidade de se exercitar, se divertir e aprender a trabalhar em equipe

Hoje em dia, o que não falta são escolinhas de futebol para a criançada praticar o esporte e ainda se divertir “em campo”. O futebol move gerações e é muito adorado pelo povo brasileiro. As crianças ficam maravilhadas diante de um campo de futebol e ficam se imaginando no papel dos jogadores. Quem não se contagia com a emoção de um bom jogo de futebol, não é?

Não se sabe ao certo quando surgiu a primeira escolinha de futebol, mas o amor da nação pelo futebol é antigo e eterno. Grandes craques, como Pelé, Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Marta, Messi e Cristiano Ronaldo, por exemplo, são excelentes jogadores e ainda criaram no coração dos brasileiros a esperança e admiração pelo esporte bretão.

É errado, também, pensar que o futebol é apenas para meninos, já que este não tem distinção de sexo. Meninos e meninas podem jogar futebol, sem nenhum problema!

 

O futebol como atividade física

O futebol, assim como qualquer outro esporte, exercita o corpo por completo e exige alguns requisitos quando se trata de condicionamento físico.

A prática de atividades físicas é essencial tanto para crianças – que têm uma fase de desenvolvimento longa – quanto para adultos. Mas as crianças devem realizar atividades físicas de acordo com sua idade, tamanho e capacidade física, já que muita intensidade pode fazer com que a criança se machuque. A prática de atividade física na infância também tem importante papel para prevenir ou reverter o cenário de obesidade no mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ao menos 60 minutos diários, não necessariamente contínuos, de atividade física de intensidade moderada a vigorosa dos 5 aos 17 anos de idade. Brincar de pega-pega, pular amarelinha, pedalar, jogar bola, nadar e pular corda são algumas das alternativas para as quais as crianças podem ser direcionadas, de acordo com suas preferências.

 

Benefícios

O futebol proporciona diversos benefícios à saúde. Além de qualquer prática de exercício físico ser ótima para o bem-estar, bom humor e disposição, o futebol auxilia na diminuição da gordura corporal e também promove a interação social, já que o esporte é um trabalho em equipe.

Conheça outros inúmeros benefícios do esporte:

  • Manutenção do peso;
  • Aumento da força e da massa muscular;
  • Aumento da densidade óssea;
  • Melhora da resistência cardiovascular;
  • Favorece o trabalho de vários sistemas do corpo como o digestivo, o imunológico, o nervoso, o muscular, o esquelético, o endócrino e o respiratório, ativando as suas funções;
  • Reduz o risco de várias doenças como as cardíacas, diabetes, pressão alta etc;
  • Elimina o estresse e a ansiedade;
  • Diminui a frequência cardíaca em repouso;
  • Melhora a flexibilidade, a coordenação, a mobilidade articular, o reflexo, a agilidade e a concentração;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Trabalha principalmente os músculos das panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdômen.

 

Motivos para matricular as crianças em escolinhas de futebol

A diversão é o principal motivo para matricular uma criança na escolinha de futebol e deve ser o primeiro pensamento dos pais, já que é muito cedo para cobranças de resultados. É preciso ter em mente que, antes de inscrever seus filhos em qualquer esporte, é importante garantir se eles querem e, principalmente, se estão divertindo-se com as aulas.

A socialização com outras crianças também é essencial. A prática de um esporte contribui muito para a redução dos casos de bullying, por exemplo. No futebol, por ser um esporte coletivo, aprende-se ainda a importância de se trabalhar em equipe, de ajudar os outros e buscar algo para o bem comum.

Frequentar uma escolinha de futebol ajuda no desenvolvimento da coordenação motora da criança, além de proporcionar uma melhor visão periférica e aumentar a velocidade de raciocínio. Por se tratar de um esporte que contém regras, o futebol contribui para que as crianças compreendam que é preciso ter disciplina. Nas partidas de futebol, as crianças aprendem o valor de se ter um objetivo.

Outro ensinamento importante da escolinha de futebol: as crianças aprendem que, assim como na vida, nem sempre se ganha e nem tudo acontece como se espera. A consciência de que é preciso levantar a cabeça e seguir em frente, apesar do revés, faz parte do mundo do futebol. Afinal, haverá sempre outro jogo, outro desafio pela frente.