É Natal: época de confraternizar!

Quando o assunto é Natal, o clima de harmonia, renovação e confraternização transborda em meio às reflexões sobre o que aconteceu durante o ano. E é neste clima que vem um dos melhores momentos para confraternizar: a ceia de Natal.

De acordo com a literatura, a ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e esses, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam aquela data tão significativa para os cristãos. Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentando uma particularidade local.

Já outros historiadores acreditam que a ceia teve origem com os povos pagãos, que comemoravam a data no fim de dezembro por ser o solstício de inverno, a noite mais longa do ano no hemisfério norte. Dessa madrugada em diante, o sol fica cada vez mais tempo no céu, até o ápice do verão. Os banquetes natalinos eram então preparados em comemoração a esse solstício entre os cidadãos da aldeia e também como forma de presentear os entes queridos.

Opções para a confraternização
A ceia de Natal envolve muitas tradições familiares. Algumas famílias têm suas próprias receitas “secretas” para o banquete, outras comem apenas os pratos natalinos tradicionais, como peru ou chester. Muitas famílias optam também por combinar para que cada um leve sua “especialidade” para que todos possam contribuir de alguma maneira para a confraternização.

Como em datas festivas é comum a busca por pratos diferenciados, com ingredientes especiais e outras variedades de saladas, entradas, carnes e sobremesas, muitos preferem optar por opções mais práticas, encomendando as iguarias em restaurantes que oferecem cardápios especiais de Natal. Além disso, com a correria para a preparação da festa, a praticidade fala cada vez mais alto.

Aqui no Brasil, a ceia é composta basicamente por uma mistura de pratos tradicionais europeus com algumas contribuições portuguesas e norte-americanas. A tradicional mesa de frutas também não pode faltar. E a dica é quanto mais colorida, melhor, por isto vale a pena apostar em morangos, uvas, ameixas, pêssegos, maçãs, cerejas, kiwi e outras frutas da época.

Sugestões de cardápio natalino

  • Entrada: pães, torradas, patês, brusquetas, frios picados e temperados, frutas, amendoins, castanhas e nozes;
  • Saladas: maionese, salpicão, folhas verdes e salada Caesar;
  • Acompanhamentos: arroz à grega, massas, arroz de forno, lasanhas e farofa;
  • Carnes: peixes, peru, chester, frango e pernil.

Como decorar sua mesa natalina
Se você nunca sabe como organizar a mesa da ceia para que o visual orne com os alimentos, lembre-se sempre do trio natalino: vermelho, dourado e verde. Lembrando dessas cores, a tarefa de decorar a mesa se torna muito mais fácil! Se você tiver mais de uma opção de talheres, prefira os lisos, sem cabos de plástico ou madeira, mas se você só tiver esses, sem problemas! Basta organizá-los com guardanapos de papel branco ao lado dos pratos rasos e com copos de vidro, sempre mantendo o guardanapo com uma dobra, pelo menos, para que ele fique compacto na mesa. Se você tiver guardanapos de pano colorido, use e abuse na hora de decorá-los perto dos talheres e entre os pratos.

Para deixar a mesa alegre, coloque pequenos vasinhos ou garrafinhas com ramo de flores espalhados por ela e acenda uma ou duas velas e coloque-as em pequenas tigelinhas, só para dar um visual mais charmoso. Se você tiver taças, deixe-as perto das garrafinhas para contraste. Outra opção decorativa simples e que deixa a mesa divertida é usar potes de vidro com nozes ou pinhas dentro. Fica divertido e é super natalino. Depois, é só aproveitar. Boas festas!