Eleição para o Conselho Tutelar tem 14 candidatos e ocorre no próximo dia 6

Por Daniel Nápoli

Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Itu explica mudanças para novo mandato do Conselho Tutelar Foto: Daniel Nápoli/Jornal Periscópio

No dia 6 de outubro, será realizada uma eleição unificada em todo o Brasil para os Conselhos Tutelares. Em Itu, existirão dois locais para votação: a EMEF Convenção (Rua Sorocaba, 114, Vila Gatti) e a Subprefeitura do Pirapitingui. Ao todo, no município são 14 candidatos que concorrem a 5 vagas de titular e um de suplente (que assume em caso de férias de um dos titulares ou licença médica) para um mandato de quatro anos (2020-2024).

Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Itu (CMDCA), Isis Paloma Carneiro fala sobre a importância do Conselho Tutelar. “É um órgão autônomo, que faz parte do Sistema de Proteção e Garantia de Direitos. No município de Itu está vinculado à Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social e é ele que faz a interlocução entre esse sistema e as crianças e adolescentes do município. Ele tem um caráter preventivo e de orientação às famílias aos munícipes e as próprias crianças e adolescentes e é ele também que representa no caso de uma violação de direito ou de um risco”.

Os conselheiros tutelares trabalham como intermediários entre meninos e meninas em situação de vulnerabilidade e os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos que vão realizar o devido atendimento, requisitando serviços e aplicando medidas protetivas. Atuam contra qualquer ação/omissão do Estado ou dos responsáveis legais que resulte na violação e ou ameaça à violação dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Paloma explica como se deu o processo de seleção de cada um dos candidatos. “Na verdade, o processo de escolha dos conselheiros começou em julho e já teve três etapas. A primeira, que foi a fase de entrega de documentos para ver se os candidatos se adequavam a lei. Posteriormente, a prova escrita e a última prova foi a avaliação psicológica, que é extremamente importante, porque vai atender a um segmento muito específico e vai atender a crianças e adolescentes, uma população que é mais vulnerável. A partir dessas três etapas, os classificados estão aptos ao processo de eleição”, explica.

A presidente do CMDCA também falou ao Periscópio a respeito das pessoas que estão aptas a votar. “Qualquer pessoa a partir de 16 anos que tiver o título de eleitor em Itu está apta a votar com documento com foto”. Ainda de acordo com Paloma, para o processo eleitoral é criada uma equipe de funcionários e todo processo é fiscalizado pelo CMDCA, que é o próprio órgão que fiscaliza o Conselho Tutelar.

“Apesar de o Conselho Tutelar ser um órgão autônomo, o CMDCA faz a fiscalização, acompanha a execução do conselho. Então a Secretaria de Promoção Social com o CMDCA disponibiliza uma equipe de funcionários e ocorre como uma eleição normal, tem os mesários, o Cartório Eleitoral cede as urnas que são da Justiça Eleitoral e, em uma cédula de papel, o eleitor vai preencher o número ou o nome do candidato e vai colocar na cédula. Posteriormente a apuração vai ocorrer no Auditório da Prefeitura a partir das 18h, quando as urnas chegarão lacradas, seguindo toda a lei eleitoral”, explica.

Paloma destaca o diferencial do atual pleito. “O CMDCA conseguiu modificar a lei, então o nível dos candidatos neste ano é diferenciado, todos eles possuem curso superior nas mais diversas áreas. É importante ressaltar que a qualificação é exigida por lei, que de fato deverá influenciar na qualidade do serviço prestado”.

Confira todos os candidatos:

Aline Cristina Borsari Murayana – nº 121
Idade: 42 anos | Profissão: Psicóloga
Currículo: Experiência de 10 anos na área da infância e da juventude, atuando na rede de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Trabalhou como técnica de CRAs, de ONGs, de Serviço de Acolhimento (abrigo) e Judiciária (Vara da Infância).


Ana Paula de Moura Silva – nº 158
Idade: 37 anos | Profissão: Conselheira Tutelar
Currículo: Graduada em Serviço Social, possui participação ativa em Fóruns, Conselhos Municipais, reuniões de Rede Intersetorial e Trabalhos voluntários com crianças e adolescentes em área rural.


Cássia Regina de Mesquita Silva – nº 60
Idade: 36 anos | Profissão: Professora
Currículo: Professora de História, lecionou em diversas escolas da Rede Estadual de Educação. Presta serviço voluntário em uma igreja para crianças, onde desenvolve o ensino religioso.


Cláudia Silva – nº 03
Idade: 48 anos | Profissão: Pedagoga
Currículo: Formada em Libras, cursa pedagogia e educação para crianças especiais, trabalhando atualmente em uma escola de Educação Infantil.


Eduardo Marcelo de Mattos – nº 95
Idade: 46 anos |Profissão: Policial Militar
Currículo: Formou-se como Instrutor do Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência (PROERD) e desenvolve um trabalho como palestrante sobre o tema “Prevenção as Drogas”, com adolescentes e adultos.


Eliana Gomes dos Santos – nº 96
Idade: 39 anos | Profissão: Pedagoga
Currículo: Atualmente, atua em escola particular da cidade, possuindo experiência com crianças especiais, participando ativamente do movimento da Renovação Carismática Católica, realizando trabalhos voluntários com crianças na igreja.


Elisabete Mariza Teixeira – nº 51
Idade: 36 anos |Profissão: Conselheira Tutelar
Currículo: Na adolescência, iniciou sua militância em prol de crianças e adolescentes com trabalhos voluntários no CRAS Pomai e comunidades. Participou por duas gestões do Conselho de Educação (Fundeb e CME), possuindo ação ativa em fóruns, simpósios, reuniões de Rede Intersetorial e voluntário em sensibilizações sobre saúde emocional.


Karina Cristina Razzú – nº 04
Idade: 34 anos | Profissão: Formada em Direito
Currículo: Monitora de Ensino Infantil, professora adjunta de inclusão social, orientadora em ONG de promoção social de crianças carentes. Ativista pela inclusão social e proteção dos direitos dos autistas e demais deficientes.


Marcela Gonçalves Rocha – nº 109
Idade: 30 anos | Profissão: Pedagoga
Currículo: Pós-graduada em Educação Inclusiva, Educação Infantil e Gestão Educacional, formada em Libras. Atualmente é professora adjunta em escola da Rede Estadual e presta serviços sociais como professora em Libras em uma ONG, além de fazer traduções e interpretações em instituições religiosas.


Marcia Rodrigues da Silva – nº 17
Idade: 63 anos | Profissão: Psicopedagoga
Currículo: Professora aposentada do Ensino Fundamental da Prefeitura de Itu. Psicopedagoga, já trabalhou como coordenadora da Rede Municipal de Itu do Ensino Fundamental.


Nicole Albero Rodrigues – nº 73
Idade: 22 anos | Profissão: Pedagoga
Currículo: Monitora infantil e uma creche da cidade. Formada em Pedagogia e Pós-graduada em Educação Infantil, cursando Pós-graduação em Letramento.


Rosangela Maria Castardelli de Paula – nº 72
Idade: 53 anos | Profissão: Professora aposentada
Currículo: graduada na área de Ciências Físicas e Biológicas com licenciatura plena em Biologia, tendo atuada em escolas públicas e particulares. Atuou por 4 anos na pesquisa científica e tecnológica no Jardim Botânico de São Paulo. Supervisora de Recepção de Santa Casa de Itu até 2007.Prestou serviço voluntário com crianças e adolescentes em uma igreja na área de projeto musical há 5 anos.


Mariana Machado Gonçalves – nº 52
Idade: 30 anos| Profissão: Professora aposentada
Currículo: Graduada em Serviço Social, iniciou militância na área da infância há 18 anos por meio de trabalhos voluntários em comunidades. Atuou como Estagiária na proteção Social Especial. Participante ativa em Capacitações, Fóruns, Conferências e Conselhos Municipais: CMDCA, Conseg e Comud.


Maria Helena do Nascimento – nº 16
Idade: 46 anos | Profissão: Conselheira Tutelar
Currículo: Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, membro dos Conselhos Municipais de Educação e Fundeb. Participação em Capacitações, Fóruns, Conferências e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

Um comentário em “Eleição para o Conselho Tutelar tem 14 candidatos e ocorre no próximo dia 6

Os comentários estão desativados.