ELEIÇÕES 2018: “Meu primeiro voto”: jovens eleitores da região relatam momento de decisão

Neste domingo (07), 6.172 eleitores ituanos entre 16 e 20 anos de idade votarão pela primeira vez nas eleições gerais, de acordo com dados do site do Tribunal Superior Eleitoral, atualizados em julho deste ano. Já em todo o País, serão mais de nove milhões de jovens que irão às urnas. O Periscópio ouviu alguns jovens da região a respeito de suas expectativas quanto ao primeiro voto para presidente e demais cargos, bem como a respeito do atual cenário político.

              Tainá Carvalho

Embora tenha votado pela primeira vez nas eleições municipais de 2016, a estudante de música erudita e clarinetista da Banda União dos Artistas de Itu, Tainá Carvalho, de 20 anos, debutará nas eleições gerais neste ano.

Ao JP, a jovem comenta sobre suas impressões. “Votarei esse ano pela primeira vez para presidente do Brasil e vejo isso como uma responsabilidade e também uma oportunidade para escolhermos de forma sensata quem irá governar nossa nação. Minha expectativa é que a população vote consciente, que busque informações verídicas, que debata política de forma respeitosa ao invés de propagar ódio em redes sociais”.

Para Tainá, falar sobre política é essencial, mas de maneira sadia. “A discussão é fundamental, uma vez que isso afeta diretamente cada cidadão brasileiro, mas a população está em ignorância e isso me preocupa bastante, ainda mais quando me deparo com pessoas querendo impor seus ideais religiosos num estado laico”, pondera a estudante, que completa. “Se a política fosse abordada de forma mais efetiva nas escolas, as pessoas teriam conhecimento de qual é a função de cada cargo político e teriam mais critérios na hora de colocar alguém no poder”.

Luís Clemente de Souza

Morador no Jardim Europa, na região do Pirapitingui, Luis Clemente de Souza, de 17 anos, enfatizou a importância de votar, mesmo não tendo atingido a maioridade. “Vou fazer 18 anos em fevereiro e ficaria frustrado se não pudesse votar domingo”, disse.  Ele completa: “já tenho meus candidatos para presidente e governador. O resto ainda não decidi. Vejo na hora”.

Ansiedade é o sentimento da estudante Letícia Pauleto Dall’Oca, de 16 anos. “Está sendo um processo interessante pesquisar acerca dos candidatos e pensar sobre o que eu realmente considero essencial para o País no atual momento”, relata a estudante, que também acrescentou que ainda não tem um nome definido porque ainda está no processo de pesquisa. “Para mim, é indispensável que o candidato tenha propostas relacionadas à promoção de igualdade social e à educação”.

 

A adolescente também discorreu sobre a importância dos jovens participarem da política, dizendo que considera “importantíssimo”. “Somos nós quem vamos viver, num futuro mais distante, as consequências das atitudes que forem tomadas pelos governantes que serão eleitos esse ano. Quanto mais postergarmos nossa participação política, mais tarde veremos mudanças no Brasil”, finalizou.

 

Fotos: Divulgação