Eleições 2020: mesários começam a ser convocados para atuação em novembro

Na última semana, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu mais de 40.200 inscrições para mesário voluntário na internet. O período coincide com o início da campanha de chamamento oficial realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em televisão, rádio e redes sociais.

Até 13 de agosto, dia anterior ao começo da campanha, o TRE-SP havia recebido neste ano 52.829 inscrições online de cidadãos interessados em ser mesários nas próximas eleições, enquanto que, no dia 21 deste mês, o número subiu para 93.076. A Justiça Eleitoral paulista prevê convocar 343.616 mesários para o pleito. Nas eleições de 2018, mais da metade do contingente total foi formado por voluntários

 Devido à pandemia de Covid-19, as convocações dos mesários serão realizadas de maneira diferente da habitual. O Periscópio entrou em contato com o Cartório Eleitoral situado em Itu para saber como funcionará o processo. “As convocações estão sendo realizadas por WhatsApp, e-mail e por carta (Correios)”, informa. Além disso, “serão adotadas uma série de medidas durante a votação para segurança do eleitor e dos mesários. O Tribunal Superior Eleitoral está regulamentando esta questão”.

 O TSE, ainda de acordo com o Cartório Eleitoral, disponibilizou uma sugestão sobre o fluxo de votação, com o eleitor apresentando o documento ao mesário (ou o celular se o documento for digital), depois o mesário irá procurar o nome no caderno sem tocar o documento, com o mesário na sequência ditando a inscrição para o presidente da seção, com este então digitando a inscrição.

 Seguindo o fluxo, o eleitor guarda o documento, higieniza as mãos com álcool em gel, assina o caderno (ideal com a própria caneta), recebendo o comprovante (se pedir; se não for solicitado, não será destacado), partindo então para a cabine de votação. Após votar, o eleitor deixa a cabine, higieniza novamente as mãos com o álcool em gel e se retira da seção.

 A inscrição para mesário voluntário pode ser feita diretamente no Cartório Eleitoral por e-mail ou WhatsApp, além de ser possível se inscrever pelo site do TRE de São Paulo (www.tre-sp.jus.br) e pelo aplicativo e-Título, disponível gratuitamente para smartphone ou tablete, nas plataformas iOS ou Android.

Os cartórios têm até o dia 16 de setembro, conforme a Emenda Constitucional n.º 107, para convocar os cidadãos que irão atuar como membros de mesas receptoras de votos e de apoio logístico para o primeiro e segundo turnos, onde houver.

Voluntária

 A assistente jurídico Flávia Monteiro da Silva Pardim, de 32 anos, durante muito tempo se voluntariou para as eleições, mas só foi chamada pela primeira vez em 2018, para atuar como 2ª mesária. “Considero valiosa a possibilidade de integrar o serviço publico voluntário nas eleições, o meio de me manter (como cidadã) atualizada das normativas e procedimentos adotados todos os anos pela nossa justiça eleitoral”.

A voluntária acrescenta. “Além da possibilidade de instruir da forma correta os novos eleitores (diante da legislação vigente) e os eleitores veteranos, que enfrentam as dificuldades em aceitar a modernidade do mundo digital nas urnas”.

 Convocada para atuar nas eleições municipais deste ano, Flávia já confirmou presença e, questionada a respeito da preocupação em relação ao enfrentamento da pandemia, a assistente jurídico, que atuará em uma seção situada no bairro Vila Martins, região do Pirapitingui, comenta. “Os eleitores, em sua maioria (na seção em que trabalha), são de idade avançada e muito ativos em defender seus direitos nas urnas. Acredito que dentro das seções não teremos dificuldade em manter o protocolo de higiene e distanciamento, contudo teremos filas muito maiores devido aos protocolos a serem adotados do lado de fora de cada seção”.

  Flávia, porém, demonstra confiança no sucesso do processo. “Acredito, ainda, que seguindo todas as normas de segurança impostas pela secretária de saúde, os riscos serão os mínimos”, comenta ela, acreditando ainda que muitos dos eleitores deverão estar ausentes, caso se enquadrem nos chamados grupos de risco da doença.

6 comentários em “Eleições 2020: mesários começam a ser convocados para atuação em novembro

  • 30/08/2020 em 13:36
    Permalink

    Tenho interesse em ser mesário.

  • 31/08/2020 em 12:22
    Permalink

    Gostaria de trabalhar nas eleições

  • 27/09/2020 em 07:45
    Permalink

    Como sabe se fui convocada pelo site na aparece a tal lista convocados,tenho que ir ao cartório eleitoral????

  • 27/09/2020 em 21:38
    Permalink

    Como faço pra saber se fui convocada? Trabalho a muitos anos na eleição e preciso confirmar se trabalharei nesta eleição.

Os comentários estão desativados.