Eleita vereadora pela 1ª vez, Patrícia da Aspa promete mandato sem atritos

Vereadora eleita com 1.086 votos, Patrícia Daunt, mais conhecida como Patrícia da Aspa (PSD), é paulistana de nascimento e chegou na cidade de Itu em 1986 juntamente com sua mãe, Thereza. e irmã, após o falecimento de seu pai, o promotor público da Justiça Militar Ricardo Gugleton Daunt Filho.

“Montamos um rancho onde criávamos cavalos e essa era a nossa vida. Saímos de São Paulo para o interior e dali começou essa paixão pelos animais, pelo sítio. Fui criando uma paixão pela cidade”, conta.

Foi em meio a essa paixão por Itu e pelos animais que, ao lado de sua mãe, Patrícia fundou há 14 anos, a Associação de Proteção e Socorro aos Animais de Itu, a ONG ASPA Itu, que começou com 86 cães e atualmente abriga 430 cães. A ASPA tem a missão de resgatar, promover o bem-estar dos cães, vacinar, castrar e promover as adoções. “A ONG só funciona se houver novamente adoções, se as pessoas adotarem”, explica Patrícia, que é formada em ciências políticas.

Patrícia relembra que, desde a fundação da ASPA, começou a fomentar parcerias, entre elas, em 2012, com a Prefeitura de Itu. “Foi na época do Herculano [Passos] que se criou essa lei de subsídio. Para nós foi uma vitória muito grande, em que uma associação pequena na época tinha uma inscrição municipal”. [N.do E.: nesta semana, o projeto de subsídio foi retirado de pauta. Leia mais na página 04]

Foi nessa trajetória que Patrícia passou a ganhar projeção e convites para novos desafios surgiram. “Em 2016, recebi um convite do PSDB. Na época, saí candidata, tive excelente votação, muito marcante, com 859 votos, fiquei como suplente. Nós fizemos uma campanha com poucos recursos e tomamos gosto, conhecendo mais”.

Nas eleições de 2020, Patrícia foi convidada para sair candidata pelo PSD, sendo eleita. “Foi uma campanha difícil, diferente, por causa do isolamento social, foi basicamente feita nas redes sociais, mas que precisava ser feita do ‘feeling’ das ruas”, explica.

Patrícia conta que, em 16 de novembro, um dia após a vitória nas urnas, recebeu inúmeras ligações de pessoas que estavam abandonando animais. “O que senti foi que muitas pessoas mudaram de casas, foram para apartamento ou mudaram para outras cidades e vão embora e quem fica é o pet”, diz a Patrícia, ao ser questionada sobre os motivos dos abandonados.

“Quando a gente não consegue dar o destino aos cachorros, eles abandonam nas casas sem dó e nem piedade, abandonam nas rodovias, nas estradas próximas do abrigo, muitas vezes pegam para cuidar e não dão conta”, segue explanando.

Sobre os projetos que pretende colocar em prática, estão a castração em massa de cães e gatos e a implantação na cidade da delegacia de proteção animal. “Nós recebemos muitas denúncias para cães, gatos e cavalos e isso precisa ser atendido, não pode simplesmente ouvir e se colocar em uma gaveta. Nós não temos contingente”, comenta.

Embora a causa animal seja seu carro-chefe, Patrícia também irá olhar para outros segmentos. “Todas as áreas são importantes. A saúde, a educação e o trabalho. A obrigação e o trabalho de um vereador é a fiscalização, então eu vou fiscalizar, vou ser a voz do povo, vou estar fiscalizando esse é o meu trabalho, vou ser a ponte, o intermédio”, aponta.

“Falando em leis, em Itu nós temos muitas leis que precisam ser colocadas em prática, principalmente leis de proteção animal. A gente precisa bater em cima dessas leis e eu vou bater em cima, como a  lei dos maus tratos, dos fogos, do plantão da zoonoses, para que sejam cumpridas”, prossegue.

“Podem esperar da vereadora Patrícia uma pessoa determinada, muito justa, mas uma pessoa com muito amor no coração, muita vontade de trabalhar. Muita coisa é possível  com a união, amizade, conversa, briga não, brigando a gente não chega em lugar nenhum”, comenta sobre qual será sua postura no Legislativo.

“Eu quero ser uma vereadora que vou aprovar projetos bons para o povo, se não for bom, não vou aprovar. Sou da situação ou da oposição? Não tenho uma situação definida. Por enquanto, se chegar um projeto bom para o povo, vai ter o meu apoio, não estou aqui para brigar e sim trabalhar para o povo”, reforça

Patrícia disse ainda ser fantástico o fato de ter outras duas mulheres no Legislativo (Célia Rocha e Maria do Carmo Piunti). “Só vem a somar e a gente precisa usar esse número em favor. Trazer mais firmeza, mais visão, mais pulso, porque as mulheres têm mais visão, mais firmeza e podemos usar isso. Defendo não só a causa animal, mas as mulheres também”.

Ao ser questionada sobre o relacionamento que possui com os demais vereadores eleitos, Patrícia garante que é “extremamente bom e já conhecia o trabalho de todos eles. Todos só tem a somar com eles lá. São pessoas idôneas, justas, que realmente querem trabalhar pelo município”.

A futura parlamentar agradece. “A todos que confiaram em mim, não só as que votaram, mas a todos que vamos trabalhar juntos e vamos cumprir esses quatro anos com muita paz, tranquilidade e justiça. Sozinho ninguém faz nada. Juntos somos sempre mais fortes. Agradeço Deus e a minha família, que foi bem unida e compreensiva”, conclui Patrícia.