Em 2018, atividades do CCZoonoses de Itu registraram aumento

Beatriz Pires

Dr. Sérgio Castanheira faz coleta de sangue de cão para exame de Leishmaniose

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Itu registrou aumento no número das atividades prestadas, como atendimentos clínicos e adoções, no ano de 2018. No período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2018, foram feitas 3.232 cirurgias de castração em cães e gatos, 6.284 atendimentos clínicos e 613 cães e gatos adotados com termo de posse responsável.

O vereador, médico veterinário e coordenador do CCZ de Itu, Dr. Sérgio Castanheira, faz um balanço positivo das atividades e atendimentos promovidos. “Os resultados do CCZ em 2018 foram excelentes e superaram as expectativas”, afirma. “Em 2018 tivemos um aumento de 12% em relação às adoções de 2017 e o programa de atendimento clínico teve aumento de 54%”, relata.

Além de trazer benefícios para os animais, os atendimentos clínicos realizados pelo CCZ são importantes para o bem-estar humano. “Esse programa é fundamental para prevenção de zoonoses dentro das residências dos munícipes, e diminui os gastos com saúde pública municipal, pois a prevenção da transmissão de zoonoses é um aspecto importante no conceito atualmente preconizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) de Saúde Única”, diz Castanheira.

Outros serviços prestados foram a Campanha de Vacinação Antirrábica, tendo 17.393 animais vacinados, e microchipagem dos cães e gatos adotados e cirurgias de castração. “Através das cirurgias de castrações conforme as leis municipais nº 650/05 e 1506/12 (de minha autoria), o programa é direcionado a diminuir o número de cães abandonado nas ruas, pois evita crias indesejadas e, consequentemente, o abandono de filhotes e adultos nas ruas”, relata. O resultado foi um aumento de 57% em relação ao ano de 2017.

Outro ponto importante foi a realização do 1º Inquérito de Leishmaniose, com coleta de sangue em 500 cães. A doença tem evolução crônica e, se não tratada, pode levar a óbito em até 90% dos casos. “Esse trabalho visa a prevenção da doença no município de Itu”, acrescenta Castanheira. Além disso, foram feitos 30 atendimentos a denúncias e notificações de maus tratos e atendimentos clínicos e cirúrgicos emergenciais nos finais de semana e feriados, pelo plantão do CCZ.

Para Castanheira, os dados são resultados do empenho e dedicação de todos que fazem parte do CCZ. “Agradeço a toda a equipe do CCZ da Secretaria de Saúde pelo apoio e por ter alcançado esses dados em 2018, mesmo com um número pequeno de funcionários”, diz. “Esse aumento na prestação dos serviços somente demonstra o empenho e dedicação total da equipe envolvida. Por isso, o CCZ de Itu é referencia na região e no Estado de São Paulo”, finaliza o veterinário.