Em funcionamento desde julho, Novotel de Itu se preocupa com questões ambientais

Novotel Itu contará com parque aquático no mês de dezembro/ Foto – André Roedel

Em funcionamento desde 14 de julho, o Novotel Itu Golf & Resort, da rede AccorHotels e único hotel resort da América do Sul, se preocupa com questões sustentáveis que visam preservação do meio ambiente. Uma delas é a reutilização de água nos serviços de jardinagem. Em coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (1º), na qual o Periscópio esteve presente, Carlos Jacobina, gerente geral do Novotel, explicou o sistema de utilização de água de reuso.

“Temos hoje todas as instalações pensadas, não só por estar em Itu, mas em toda a rede Accor, nas responsabilidades social e ecológica. Temos tanto o pluviômetro como também a água cinza, água do banho e das torneiras, que caem na estação de tratamento e que reusamos no jardim. Fora isso temos placas de energia solar e toda iluminação em LED”, discorreu. “Todo o projeto é formado com foco nas questões ambientais”. Estiveram presentes na coletiva, além de Jacobina, Olivier Hick, vice-presidente executivo de operações de hotéis midscale da América Latina, e Roberta Vernaglia, vice-presidente de marketing na América do Sul.

O Novotel conta com 160 colaboradores, sendo 95% destes oriundos de Itu e região. Heliponto, clube de golfe e hípica também são serviços/instalações do Novotel Itu, com o restaurante e spa já atendendo. Além de estrutura e serviços de hospedagem, também realiza eventos corporativos em sua área de convenções. O investimento da unidade soma mais de R$ 200 milhões.

Todo o hotel é adaptado para pessoas com necessidades especiais, com 100% de acessibilidade. “São 35 quartos adaptados e o projeto todo foi mudado para cadeirantes”, relata Jacobina. Os investidores do Novotel são a Senpar Terras de São José e Praias Incorporadora e Construtora.

Sobre o parque aquático, que será inaugurado em dezembro (ainda sem data certa), Jacobina adiantou que serão “dois grandes tobogãs que terminam em uma estação de água. Haverá estações kids e teen separados com brinquedos e atrações, Lazy River, que dará a volta no parque com boias, e termina na piscina infantil que será anexada com a piscina”.

Em relação à concorrência, o gerente geral explica o diferencial do Novotel. “O atendimento é muito personalizado. É o tipo de relacionamento que temos que diferencia da concorrência. Nós fazemos algo mais inclusivo”, conta Carlos, enfatizando que no Novotel os pais e os filhos podem fazer atividades juntos, o que acaba sendo o diferencial. “Esse clima que desenvolvemos é o que nos diferencia dos concorrentes”.

A vice-presidente de marketing também expõe outro diferencial no Novotel, que é “a interatividade com as nossas equipes, a interação com as pessoas, a conexão com a família e com os colaboradores, e a conexão com um novo tipo de viagem”. “Pra gente, da Accor, é um momento muito importante, muito significativo. Temos bastante orgulho, pois é uma marca que acompanha as tendências de consumo. Novotel hoje é uma marca que se posiciona como uma marca muito completa para a experiência do viajante. Tudo acontece no Novotel”, completa.

Relacionamento com Itu

Roberta ainda enfatiza a relação do Novotel com a cidade de Itu. “Queremos trazer o gigantismo [de Itu] para o hotel. Queremos valorizar a história rica e cultural de Itu. Seremos os promotores da história de Itu”, finaliza a responsável pelo marketing. Carlos Jacobina agradeceu a presença da imprensa após a coletiva e um tour pela unidade foi realizado. “O hotel não é só da Accor, o hotel é de Itu”, encerra. (Gabriela Prado/André Roedel)