Em Itu, Ipem-SP realiza inspeção de aparelhos de aferir pressão arterial

Nos casos em que o instrumento é reprovado, o equipamento deve ser encaminhado para reparo em uma oficina credenciada pelo Ipem-SP (Foto: Divulgação)

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou a verificação inicial de 2.000 esfigmomanômetros hospitalares, aparelhos popularmente conhecidos como aferidores de pressão arterial, destinados aos hospitais do país. 

A aferição foi realizada na última quarta-feira (09), por meio da regional de Sorocaba, na sede da empresa Dorja, fabricante e importadora de produtos médicos hospitalares, localizada em Itu.

Os esfigmomanômetros são aparelhos de alta precisão e devem passar por verificação anual, segundo a legislação pertinente. O aparelho é regulamentado no Brasil pelo Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade (Inmetro), sendo que cada modelo conta com uma portaria de aprovação, que deve constar no aparelho, que precisa ser verificado periodicamente, para que sejam mantidas as características de precisão adequadas. 

Para verificação periódica, os esfigmomanômetros devem ser encaminhados ao Ipem-SP, por meio das suas regionais em todo o Estado. Nos laboratórios, o instrumento é verificado através de aparelho padrão de pressão para ver se a medição está correta. Essa verificação tem como finalidade garantir a confiabilidade das medições, e, como consequência, resguardar a saúde do cidadão. 

Nos casos em que o instrumento é reprovado, o equipamento deve ser encaminhado para reparo em uma oficina credenciada pelo Ipem-SP. Após o conserto, deve ser novamente conferido, se aprovado é afixada a marca de verificação do exercício para o ano subsequente. Esta marca pode ser conferida pelo cidadão, que no caso de não estar presente, ou com referência aos anos anteriores, deve solicitar a utilização de um esfigmomanômetro com o selo do Inmetro atualizado.