Em Itu, Luisa Mell denuncia supostos maus-tratos aos animais em um canil

Foto publicada por Luisa Mell de um cão localizado no canil denunciado / Foto: Reprodução/Instagram

Na manhã da última quarta-feira (05), a ativista e defensora dos animais Luisa Mell esteve em Itu para averiguar uma suposta denúncia de maus-tratos em um canil localizado no bairro Chácaras Reunidas Ipê. Em sua conta no Instagram, Luisa contou que recebeu fotos de um canil que mantinha cachorros de diversas raças em péssimas condições para procriação.

Luisa foi acompanhada da Polícia Civil, que permitiu sua entrada e de sua equipe do Instituto Luisa Mell após checagem do local que, pelo o que foi mostrado nos vídeos, aparentemente é uma chácara, com grades mantendo os cães trancados em um espaço pequeno. Chegando lá, Luisa mostrou em seus vídeos muitos cachorros em péssimas condições de higiene e com sinais de exploração.

A ativista mostrou também uma cadela que estava presa em uma sala escura, com água e ração, sozinha. Emotiva, Luisa disparou: “É triste demais pra gente, mas infelizmente as pessoas adoram comprar cachorros”. Ela também informou que não conseguiu achar as provas das fotos que recebeu. “Talvez tenham sido avisados antes, então eu não consegui salvar nenhum (cão)”, falou Luisa com tristeza. Ela também relatou que o vizinho do local informou que vários cães sumiram.

A reportagem do JP entrou em contato com a Prefeitura, que informou que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) não recebeu nenhuma denúncia formal do canil e que a fiscalização, por se tratar de empresa particular, somente pode ser feita mediante denúncia.

O CCZ informou ainda que neste ano foram atendidos 43 casos de maus-tratos aos animais, sendo um dos mais graves o de uma cadela esfaqueada. “No CCZ, a cadela foi operada, recuperada do ferimento, castrada e adotada”, relata. O cidadão pode denunciar ocorrências com animais na Delegacia da Polícia Civil, para a Guarda Civil Municipal (GCM) nos casos de flagrante ocorrência ou pessoalmente no CCZ.

A reportagem também esteve em contato com a Polícia Civil de Itu, que informou ter apoiado Luisa Mell, o deputado estadual Fernando Capez (PSDB) e assessores até o local após solicitação, juntamente com a Polícia Militar. Porém, no endereço, não foi constatado nenhum caso de maus-tratos.

As autoridades disseram ainda que os cachorros se encontravam em um espaço adequado, limpo e que o proprietário do local foi solícito ao autorizar a entrada dos policiais e das demais pessoas que se deslocaram até o canil.

A Polícia Civil destacou ainda que se deslocou até um imóvel situado no Jardim das Rosas, onde reside a ex-sogra do proprietário do espaço denunciado, tendo ela negado qualquer ato ilegal de seu ex-genro. Uma vez a denúncia não sendo confirmada, o caso foi encerrado, não sendo feito registro de boletim de ocorrência. O JP não conseguiu contato com o canil.

Repercussão
Patrícia Gollitsch Daunt, fundadora da ASPA (Associação de Socorro e Proteção aos Animais) comentou o caso. “Nós temos na cidade uma bendita lei de 2014 que para ter canil tem que ter um registro, mas isso não tem sido levado a sério, os canis não estão sendo fiscalizados, investigados. Eu já fiquei sabendo de canis irregulares na cidade e gostaria de poder acompanhar, mas não tenho contingência”, explica a protetora.

A vinda de Luisa Mell para Itu ocorreu na semana em que um caso chocou muita gente pelas redes sociais. Um segurança de uma unidade da rede de supermercados Carrefour em Osasco/SP foi acusado de agredir e matar uma cadela de rua que frequentava o local. Sobre o caso, Patricia resumiu como “lamentável”.

“Na realidade, isso acontece mais do que gostaríamos que acontecesse. Esse caso foi filmado e repercutiu, mas acontece em todos os lugares. Isso é fruto do abandono. Faço diariamente publicações de animais abandonados na cidade e recebo pelo menos oito casos de denúncias de maus tratos por dia em Itu. No caso do Carrefour, a lei tem que ser cumprida, apesar de não ser tão rígida para maus tratos animal”, comenta.

2 comentários em “Em Itu, Luisa Mell denuncia supostos maus-tratos aos animais em um canil

  • 09/12/2018 em 16:36
    Permalink

    Humm…rua Santa Cruz, ao lado da Justiça do Trabalho, cães soltos, com sarna, sofrendo, muitas vezes de lado de fora da casa. Ninguém parece ver, ninguém se importa, ninguém faz nada.
    Os animais parecem tentar interagir com alguém, mas ninguém ouvi. Alguns com sinais de tumores necessitando de simples medicação e cirurgia.

    • 13/05/2019 em 16:17
      Permalink

      estou indignada… tem um cachorro,preso por uma corda…á meses ele grita nada é feito.. na rua Júpiter do novo mundo já comuniquei..com as autoridade e ninguém deu importância..

Os comentários estão desativados.