Em Itu, presidente Michel Temer participa de cerimônia

O presidente do Brasil Michel Temer esteve na manhã desta quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República, na cidade de Itu participando da cerimônia de entrega do Título de Cidadão Ituano ao advogado José Eduardo Bandeira de Mello, seu amigo pessoal.

A solenidade ocorreu no auditório da Prefeitura de Itu e contou com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais, incluindo o prefeito Guilherme Gazzola, o presidente da Câmara Municipal José Galvão, o governador Geraldo Alckmin e o vereador Givanildo Soares, autor do projeto de título de cidadão.

Temer chegou à cidade por volta das 10h30 e pousou de helicóptero no Quartel, após desembarcar no aeroporto de Campinas. De lá, ele seguiu até a Prefeitura de carro, sob forte escolta policial. Na sede administrativa, ele despachou do gabinete do prefeito e ouviu pedidos de Gazzola – leia mais na edição impressa de sábado.

No auditório, Temer fez um discurso enaltecendo a República e a Federação, além de exaltar a ligação de Itu com o movimento republicano – a cidade é considerada o “Berço da República” por ter sediado em 1873 a Convenção Republicana que traçou os novos rumos do país. Aliás, o primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes, é ituano.

A cerimônia durou cerca de uma hora, encerrando ao meio-dia. Temer e Alckmin saíram sem dar entrevistas à imprensa.

Protesto

Do lado de fora do auditório, um pequeno grupo de manifestantes realizavam protesto contra o presidente Temer. Com placas e cartazes escritos “fora, Temer”, integrantes de PT e PSOL de Itu mostraram a insatisfação com o atual mandatário. Porém, nenhum incidente maior foi registrado.