Em janeiro, Museu da Energia de Itu abre programação especial de férias

Crédito – Caio Mattos

Como forma de oferecer atividades diversificadas ao público infantil em férias, o Museu da Energia de Itu preparou para este mês de janeiro uma programação completa. As atividades especiais são gincanas, arqueologia para criança, contação de histórias e oficina de scrapbook. A entrada é gratuita.

A programação começa hoje (09), das 15h às 16h30 com a atividade arqueologia para criança. O trabalho do arqueólogo é investigar o passado por meio de vestígios deixados pelas sociedades antigas, fazendo escavações e analisando os objetos encontrados, que vão de ossos e restos alimentares a cerâmicas e porcelanas.

O educativo do Museu convida a criançada a descobrir o universo da arqueologia, por meio de uma atividade de campo no sítio arqueológico do espaço, localizado no jardim. Ao final, as crianças poderão reproduzir uma peça do passado, encontrada na “expedição”.

As prospecções arqueológicas realizadas no quintal do Museu da Energia de Itu resultaram na coleta de 3,8 mil fragmentos que revelam o cotidiano dos moradores que habitaram o sobrado do museu, construído em 1847, além da presença de  indígenas na localidade, com o achado de frações de peças de tradição tupi-guarani, com datação estimada do século XVII. Entre os itens, destacam-se artefatos cerâmicos, utensílios domésticos e fragmentos de vidros.

O Museu da Energia de Itu fica na Rua Paula Souza, 669, Centro. Mais informações (11) 4022-6832.