Em Salto, dono de pet shop é preso suspeito de tráfico de animais silvestres

Dando sequência com as operações para reprimir o tráfico de animais silvestres na região, a Polícia Civil de Itu, após obter informações de que um comerciante estaria utilizando um pet shop de sua propriedade em Salto como “fachada” para a prática ilegal, as autoridades se dirigiram até o local.

 No endereço, as autoridades visualizaram o comerciante tendo em mãos uma caixa de papelão. Ao ser questionado sobre o conteúdo da mesma, ele disse que se tratava e um filhote de papagaio que não possuía qualquer documentação ou registro.

Durante a ocorrência, os policiais notaram  ainda, em uma parte do pet shop que era visível ao público, uma porta que dava acesso à área externa, em que foram encontrados viveiros com aves silvestres. Foram localizadas duas araras Canindé (em extinção no Estado de São Paulo).

 Novamente questionado, o comerciante disse ter uma documentação da Polícia Militar Ambiental, a título de depósito, mas havia perdido os papéis. Ainda durante a verificação, uma das araras encontradas apresentava anilha falsificada, com a outra não apresentando nenhuma.

 Na área externa, foram encontrados também outros animais, como coelhos, galinhas e patos, com o local estando bastante sujo, principalmente um viveiro em que galinhas vivas estavam ao meio de outras mortas.

 Já em uma sala, os policiais localizaram mais aves silvestres: cinco coleirinhas, um tico-tico e um sabiá, também em um ambiente bastante sujo, sendo localizados também 11 jabutis que estavam em um espaço em que as fezes se misturavam com a água e a comida.

 Também no local foi encontrado um cachorro que, apesar de estar em boas condições físicas e tendo disponível comida e água, estava em um ambiente também bastante sujo, com um rato em decomposição.

Já na cozinha, os policiais encontraram mortos três maritacas, dois pintassilgos, um sabiá e um picharro, todos congelados em um freezer, juntamente com vacinas para cães e gatos.

 Ainda no local, foi apreendida uma espingarda calibre . 44, além de sete cartuchos do mesmo calibre, três cartuchos calibre .38 e nove calibres .22. Foram apreendidos também diversos tipos fogos de artifício, nove alçapões para capturar aves, um celular e R$ 10.942,00 em dinheiro.

 Após receber voz de prisão, o comerciante alegou estar passando mal, sendo encaminhado para o hospital. Após passar por atendimento médico, foi conduzido até a Delegacia Central, permanecendo à disposição da Justiça.

 Quanto aos animais estes foram encaminhados para o Centro de Reabilitação ode Animais – Núcleo da Floresta, situado na cidade de São Roque, local em que passaram por exames clínicos e permanecerão sob os devidos cuidados.

Animais de diversas espécies foram encontrados em situação de maus-tratos (Foto: Divulgação/Polícia Civil)