Em São Paulo, não haverá “lei seca” no primeiro turno das eleições 2018

Pelo menos durante o primeiro turno das eleições 2018, neste domingo (07), de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, no Estado não haverá a chamada “lei seca”, que proibia a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no dia da votação.

Embora não exista uma lei geral que proíba a comercialização das bebidas etílicas, juízes e Secretarias de Segurança Pública podem solicitar sua proibição, até mesmo em cidades específicas.

Além do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também não contarão com a “lei seca” neste primeiro turno. Uma nova análise será feita para um provável segundo turno, marcado para o dia 28 de outubro.

Hora do voto – Na cabina de votação, é proibido portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota.

Para votar, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.