Emicol conquista certificação IATF 16949, novo passaporte à indústria automotiva

A Emicol Eletro Eletrônica, de Itu, acaba de conquistar a certificação IATF (International Automotive Task Force, ou Força Tarefa Automotiva Mundial) concedido por um grupo de montadoras automotivas e suas respectivas associações, responsáveis pela publicação da IATF 16949.

Para uma empresa fornecer para a indústria automotiva, seus processos precisam ser auditados por rigorosas normas internacionais. Em outubro de 2016 foi lançada a norma internacional IATF 16949, a qual cancelou e substituiu a antiga ISO/TS 16949.   Todas as empresas até então certificadas teriam até setembro de 2018 para concluir a transição da ISO/TS para IATF, cujos requisitos foram elaborados com critérios muito mais rigorosos, onde a análise de riscos da organização, o comprometimento da sua gestão, entre outros aspectos, passaram a ser auditados criteriosamente.

Juntamente com a certificação IATF 16949, a Emicol também foi certificada na versão 2015 da ISO 9001, que sofreu mudanças profundas. As normas IATF 16949 e ISO 9001 definem os requisitos fundamentais do sistema de gestão da qualidade. A Emicol, em sua unidade em Itu, já era certificada pela ISO/TS 16949, aprimorou sua gestão de processos organizacionais, possibilitando obter a certificação IATF16949 dentro dos prazos estabelecidos.

A unidade da Emicol atua no desenvolvimento, produção e venda de soluções em controles e componentes eletromecânicos e eletrônicos, injeção e sobre injeção de termoplásticos e termofixos e também de estampados leves para eletrodomésticos, indústria automotiva e vários outros segmentos.

Inclui-se nesse escopo o desenvolvimento e fabricação dos respectivos moldes, com ferramentaria própria. Desta forma, todas as atividades da empresa foram aprimoradas e elevadas a um novo patamar, requerido para o futuro da indústria automotiva mundial.

Do nível estratégico ao operacional,os processos da empresa são geridos de maneira mais eficaz e eficiente, tendo em vista o compromisso com os princípios de gestão da qualidade, de modo a garantir a satisfação de todas as partes interessadas.

A Emicol investiu nessa certificação para, além de atender aos requisitos específicos de seus clientes automotivos, garantir o desenvolvimento de um sistema de gestão que proporcione a melhoria contínua, enfatizando a prevenção de defeitos e a redução de variações e desperdício.

A certificação IATF 16949 garante aos clientes da Emicol o atendimento aos seus requisitos específicos, cujo escopo certificado foi de “Manufatura de peças injetadas, sobre injetadas e montagem de componentes para sistemas de vidro elétrico, bomba de combustível, limpador de para-brisa, motor de partida, alternador, corpo de borboleta, motor de partida a frio, embreagem, bobina de ignição, levantador de vidro e farol”, explica a Especialista em Sistema de Gestão, Ana Paula Kostik.