Empresário José Carlos Gandini falece aos 85 anos em Itu e deixa grande legado

Velório do empresário reuniu amigos e familiares em Itu – Foto: Moura Nápoli

Faleceu na madrugada da última quinta-feira (31/05), feriado de Corpus Christi, em Itu, aos 85 anos, o empresário José Carlos Martini Gandini. Empreendedor nato, iniciou sua trajetória empresarial ainda adolescente, com atuação marcante no segmento automotivo. Ele deixa a esposa, Maria de Lourdes, e três filhos, os também empresários José Luiz, Eduardo e Fábio, além de netos e bisnetos.

O corpo foi velado no Velório Municipal de Itu, e o sepultamento ocorreu no período da tarde no Cemitério Municipal, que recebeu um grande número de pessoas para o último adeus. Nas redes sociais, foram diversas as homenagens a José Carlos. Somente na página do Periscópio, a publicação da nota de falecimento recebeu muitos comentários de sentimentos e pesar pela morte do empresário.

Foto: Juca Ferreira

Nascido em 1º de março de 1933, José Carlos era filho do casal José Gandini e Nair Martini Gandini. Seu avó, Vicenzo, era imigrante italiano e comercializava café. A veia empreendedora passou pelas gerações da família originária de Bogliaco, província de Verona, no país europeu. Seu pai também destacou-se como empresário de sucesso, trabalhando no ramo de transportes.

José Carlos então seguiu os passos da família e iniciou sua carreira como ajudante dos motoristas da empresa de seu pai. Com o passar do tempo, deu um salto profissional e se tornou proprietário do Posto Shell localizado na Praça Duque de Caxias (Praça do Quartel). Expandiu seus negócios, sempre com foco no ramo automotivo. A primeira concessionária foi a Salto Veículos, inaugurada em 1969 e que revendia carros da alemã Volkswagen.

Hoje, a família Gandini tem empreendimentos em diversos setores – sendo o controle da Kia Motors do Brasil, com sede em Itu, um dos principais. O filho José Luiz preside a companhia, uma das principais importadoras de automóveis do País.

Além do lado empresarial, José Carlos e toda a família Gandini teve participação efetiva no desenvolvimento e progresso do município, através dos inúmeros empreendimentos realizados em prol da comunidade ituana, incluindo muitas ações sociais. Uma das últimas aparições públicas de José Carlos, aliás, foi no “Natal do Bem”, evento promovido pela Kia Motors que presenteia crianças de entidades carentes da cidade. (André Roedel)

2 comentários em “Empresário José Carlos Gandini falece aos 85 anos em Itu e deixa grande legado

  • 04/06/2018 em 06:43
    Permalink

    Trabalhei e fiz bons negócios com este homem.
    Sempre em suas conversas, haviam palavras de ensinamentos e toques diretos e verdadeiros.
    Descanse em paz.

  • 16/10/2018 em 16:06
    Permalink

    Fui Contador de uma de suas empresas em Goiânia-Go, e Araguaína-To, de 1978 a 1986, aprendi muito com ele.

Os comentários estão desativados.