Empresários de contabilidade em Itu falam do impacto da pandemia

O dia 12 de janeiro marca como Dia do Empresário Contábil. Nestes tempos de pandemia, o trabalho desse profissional ganhou um dinamismo muito grande, devido às novidades e mudanças quase que diárias que vêm se observando na vida das pessoas e das empresas, na economia brasileira e nos meios empresariais.

Os escritórios de contabilidade precisaram, de uma hora para outra, se reorganizar para a adaptação à nova realidade e estão encarando essa responsabilidade com competência. O Periscópio manteve contato com dois profissionais da área que falam como a pandemia impactou no trabalho dos profissionais de contabilidade.

Gabriel Milanelo Campregher

Para Gabriel Milanelo Campregher, 35 anos, sócio do Controle Contábil e presidente da Associação das Empresas de Contabilidade de Itu, a análise desse impacto pode ser dividida em três partes: “do ponto de vista das condições de trabalho, fomos afetados como qualquer outra atividade empresarial no Plano São Paulo e, por isso, vivemos uma rotina que variou entre trabalhar no escritório contábil e home office”.

Ele ressalta que “em relação a nossa rotina técnica, houve um impacto significativo tendo em vista a quantidade de alterações na legislação trabalhista e tributária que visaram amparar o país nesse momento. O contador foi um grande parceiro do empresariado e, consequentemente, da sociedade. E, por último, no viés financeiro, sofremos uma queda de faturamento e tivemos dificuldades nos recebimentos de nossos honorários. Coube às empresas contábeis negociar com seus clientes e apertar seu fluxo de caixa para atravessar a tempestade”, conclui.

Ronaldo Luiz de Camargo

Já para Ronaldo Luiz de Camargo, 60 anos, sócio da Ideal Contabilidade, “a gravidade do problema de saúde desencadeado pelo novo coronavírus está causando um efeito dominó em toda a sociedade. Estamos em um período do ano em que se concentram grande parte de obrigações acessórias anuais com prazo de entrega entre fevereiro e abril de cada ano, onde a falta de entrega ou até a entrega em atraso das mesmas geram multas”, disse.

Para Ronaldo, “como não é possível ter certeza sobre quanto tempo a pandemia da Covid-19 pode durar, os escritórios contábeis já estão sobrecarregados. Em um período complicado como este, os escritórios contábeis precisam aumentar seus custos operacionais. Esperamos que sejam apresentadas soluções para ajudarem os clientes dos escritórios de contabilidade a minimizar ao máximo os prejuízos causados pela pandemia”, finaliza.