Enduro Equestre tem um ituano em destaque

A perfeita integração entre o homem e o animal é o segredo do sucesso de Jonas Sampaio Ratti/ Foto – Arquivo Pessoal

Um esporte envolvendo o homem e o cavalo sempre chama a atenção, quer seja pela beleza e porte do animal, quer seja pela destreza do cavaleiro e principalmente pelo comando e o carinho deste para com o animal. E há um ituano que vem destacando-se na modalidade.

Trata-se de Jonas Sampaio Ratti, ituano de 69 anos, hoje radicado em São Paulo. Ele explica que o enduro equestre “é uma modalidade feita em trilhas. Assim, não dá para o espectador acompanhar”. O esporte é praticado em fazendas e pode ser feito por pessoas de qualquer idade, desde que tenha preparo atlético e um cavalo devidamente treinado.

Mas o cavaleiro começou no esporte muito jovem e jogando bola, no campo e salão, passando por times como Grêmio Padre Tadei, Blue Boys e também no Grêmio Paula Souza, tendo como treinador o amigo José Carlos Rodrigues de Arruda. Em campo, também jogou no Atlético, Irmãos Gazola e Auto.

Depois que mudou-se para a Capital, Jonas Ratti ficou sócio do São Paulo Futebol Clube e disputou inúmeros torneios internos, “até arrebentar meu joelho. Parei entre 1998/1999”.

Não querendo ficar longe do esporte, Ratti tentou jogar xadrez no próprio São Paulo, mas logo percebeu que não era o seu perfil. Em 2001, teve contato com uma hípica em Bertioga/SP, quando montou em um cavalo pela primeira vez. Tinha, então, 53 anos.

“Comecei fazendo alguns passeios com amigos mangalarguistas e foi maravilhoso. Logo fiz uma prova de enduro, em Jaguariúna, e fiquei em terceiro lugar, cavalgando a égua Tomyla HCF, uma PSA que me acompanharia por muito tempo”, lembra.

O cavaleiro não destaca nenhuma conquista, mas diz com propriedade que “chegando aos 70 anos e fazendo duas provas num final de semana, uma no sábado com 60km em velocidade livre e outra domingo, com 40km de regularidade, isso já é uma bela conquista, independente de classificação”.

Mas como ganhar é importante, Ratti diz que na primeira prova disputada em 2018, subiu no pódio em primeiro lugar. Isso deu-se no Campeonato Paulista, no Marco Zero, em Sorocaba. O ituano já recebeu muitos troféus, destacando o Troféu Eficiência, concedido em 2015, pela Federação Paulista de Hipismo.

“O objetivo principal, além da vitória, é você conseguir interagir com o cavalo e formar com ele um conjunto uníssono em que ambos tenham prazer em praticar o esporte”, revela. “Minha maior emoção como atleta ocorreu quando fui diagnosticado com problemas de saúde e saber que precisaria me submeter a uma operação cirúrgica. Isso foi em 2016 e hoje voltei às trilhas, com vitórias expressivas”, emociona-se.

“A mensagem que deixo aos meus saudosos amigos ituanos é que não se pode deixar de praticar uma atividade física, seja ela qual for! Não acho que todo mundo deva fazer enduro equestre, pois cada ser humano tem uma natureza e uma tendência, mas que a união homem-cavalo, o famoso “centauro”, faz com que o ser humano se aperfeiçoe e consiga uma realização, não só no esporte mas também em toda a atividade humana, seja no trabalho, seja com a família e na ligação com o Universo e com o Ser Supremo – Deus – que comanda a nossa vida”, finaliza.