Energia elétrica sofre reajuste de 19,25% em Itu e região

Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a conta de energia sofreu desde ontem (23), reajuste de 19,25% nas cidades atendidas pela CPFL Piratininga.

O reajuste se deu a partir de planilhas apresentadas pela concessionárias, com a alegação da estiagem no último inverno, que apresentou pouca chuva, deixando muitos reservatórios abaixo do nível, obrigando o uso de termelétricas.

Vale destacar que para comprar a energia das termelétricas, as concessionárias pagam mais caro que a energia gerada pelas hidrelétricas. A alta do dólar também contribuiu. Além do reajuste, as contas virão com a bandeira vermelha, que é o alerta de aumento. Na região, Itu, Salto, Indaiatuba, Cabreúva e Porto Feliz sofrerão reajuste.

O Periscópio ouviu três ituanos a respeito do reajuste e de como o mesmo deverá afetar a sua rotina. Para a empresária Adriana Silva de Oliveira Mártir, de 40 anos situação é ruim e requer alternativa. “Terrível. A gente já está na situação que está, já está caro, aumentar mais ainda vai piorar.Eu sinceramente estou vendo com o meu marido para colocar energia solar, aquelas placas, porque a gente gasta horrores em casa mesmo economizando, imagina se não economizar”, diz.

Pelo menos o horário de verão, marcado para ter início no dia 04 de novembro, o reajuste não será problema para a vendedora Rita Rigoni, de 53 anos. “Eu acho que irá ajudar a economizar porque você vai acender a luz bem mais tarde, à noite e eu e meu marido sempre deixamos as luzes em casa, apagadas”, revela.

Assim como Rita, o artesão Leonardo Carvalho, de 28 anos, também vinha realizando economia na energia, antes do aumento. “Desligo a geladeira, microondas, vídeo game, televisão, única coisa que eu estou usando na minha casa é o rádio”.