Ensaio aberto gratuito da Orquestra Ituana de Viola Caipira será sábado

Entrando no ritmo do São João, o ensaio aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira ganha elementos das tradicionais festas juninas, como partida de víspora (bingo) e quitutes. Será neste sábado (25), a partir das 10h30, no Museu da Energia de Itu (Rua Paula Souza, 669, Centro).

Também contará com a participação especial, por meio de intervenção teatral, da atriz Liliane Navarro, que dá vida à Dona Ignácia, antiga moradora do sobrado oitocentista que hoje abriga o Museu da Energia de Itu.

O evento é gratuito. São cerca de 40 lugares, que serão ocupados por ordem de chegada. Não há necessidade de fazer reserva. O público poderá acompanhar a orquestra num cenário privilegiado, já que o museu é um belo casarão de 1847 e que preserva muitas de suas características originais, em pleno centro histórico. 

O grupo, que reúne 25 músicos coordenados por Célia Trettel e Adilson Rodrigues da Silveira, se diferencia pela composição inusitada. Os instrumentos são divididos em naipes de afinações, com as violas em cebolão em mi maior, cebolão em ré maior, rio abaixo em sol maior e rio acima em dó maior. Ao harmonizar essas afinações distintas, a orquestra ganha uma sonoridade peculiar, e mais rica comparando-se aos grupos de afinação única.

A Orquestra Ituana de Viola Caipira foi fundada em 2011, a partir da necessidade de Itu ter sua própria agremiação de amantes desse instrumento musical, já que a cidade até então só recebia grupos de outras localidades. O projeto é institucionalizado como órgão oficial da Prefeitura do município, ligado à Secretaria de Educação.