Entregue a revitalização do “Mercadão”

Por André Roedel

Autoridades descerram a placa de inauguração Fotos: André Roedel

Um grande público acompanhou na tarde de quinta-feira (19) a solenidade de entrega das obras de revitalização do Mercado Municipal de Itu. Autoridades municipais e estaduais participaram do evento. O centenário e histórico prédio, projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo e inaugurado em 1905, passou por restauro no valor de R$ 4,5 milhões obtidos pela Prefeitura de Itu junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) do Governo Estadual.

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Guilherme Gazzola, a primeira-dama Patrícia Müller Gazzola, o vice-prefeito Caio Gaiane, o secretário de Turismo, Lazer e Eventos Vinícius Salton, o secretário de Planejamento Plínio Bernardi Jr., o ex-diretor do Dadetur, Antonio Vaz Serralha, que na oportunidade representou a Secretaria Estadual de Turismo, o presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Givanildo Soares da Silva, vereadores, outros secretários e diretores municipais, e representantes da empresa Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia, responsável pelas obras de restauro do Mercado Municipal.

O governador João Doria (PSDB) era esperado, mas acabou não comparecendo. Representando ele, a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), que enalteceu a entrega da revitalização. Também participou do evento o subprefeito da cidade de São Paulo e ex-secretário Estadual de Turismo, Fabrício Cobra Arbex, que foi exaltado em discurso pelo secretário Vinícius Salton.

“Um sonho realizado, não só do nosso governo, como para a cidade de Itu recuperar a sua própria história. A inauguração do Mercadão é um marco para Itu, e esses marcos não se apagam. Então me sinto realizado. Hoje é um dia que me senti realizado como gestor público, como homem público e como cidadão ituano”, disse à reportagem o prefeito Gazzola, que minimizou a ausência de Doria.

“Acho que tem que perguntar para ele. Foi feito o convite, ele disse que viria. Não tenho nada a dizer. Mas acho que ele foi muito bem representado pelo Fabrício Cobra, que nos ajudou muito no processo inicial, e pela deputada Maria Lúcia Amary. Em relação a isso, são opções”, afirmou o chefe do Executivo, que em seu discursou rendeu homenagens também ao ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Fabrício Cobra disse que “é uma alegria” ver a inauguração acontecer, mesmo após ter deixado a secretária. “Dá muita satisfação em ver uma coisa que o Brasil precisa fazer mais, que é valorizar a sua história e o seu patrimônio. Principalmente São Paulo, que precisa contar mais a sua história. O Brasil ‘nasceu’ em São Paulo”, disse o subprefeito.

Vinícius Salton

Após um discurso emocionado, em que disse ser aquele o dia mais feliz de sua vida, o secretário Salton, que vem desempenhando um forte trabalho para a valorização do turismo local, falou ao JP. “Os próximos passos são, com calma, transformar isso aqui em um grande polo turístico e gastronômico. Com serenidade, analisar os comerciantes. Mas a grande barreira já foi vencida, que foi revitalizar um prédio tão importante quanto esse”.

Planejamento
Após a abertura das portas para a população, em breve o Mercadão começará a receber os comerciantes de volta – que hoje estão em uma tenda provisória localizada no estacionamento. Mais outras fases de obras são previstas (boulevard na lateral do prédio, revitalização dos boxes externos e reforma da Praça da Bandeira, que deverá ter chafariz novamente), mas ainda dependem de captação de verbas.

O secretário Plínio Bernardi Jr. detalhou o planejamento inicial. “O Mercado efetivamente funcionando é o sonho agora. Nós temos uma etapa ainda que é desmobilizar a tenda e colocar os lojistas para dentro. Esse prazo ainda vai demorar um tempo. Desmobilizar a tenda é relativamente rápido, mas cada lojista tem a sua velocidade. Uns já têm o projeto pronto”, explicou. “O que a gente imagina é que mais uns dois meses a gente já tenha bastante coisa funcionando aqui dentro”.

Jorge Vaccari

Jorge Vaccari, proprietário de um box no Mercadão desde 1988, elogiou a revitalização. “Ficou muito bom, ficou bonito. Estava precisando, estava feia a situação. Agora vai ficar bonito”, disse ele, que tem grandes perspectivas. “A expectativa é grande, porque vai ter muitas mudanças”, relata o lojista, que frisa a localização do Mercado Municipal como um dos pontos positivos para o comércio.

Com seu público composto por moradores da zona rural, Vaccari espera que haja melhor utilização do espaço e afirma que terá que ‘se adaptar ao novo’. Ele também espera recuperar a clientela perdida. “A esperança é essa”.


Restauro
A obra de restauro do Mercado Municipal de Itu contemplou a substituição de toda a fiação e rede de água e esgoto, revitalização dos boxes, execução de rede de gás para atendimento individualizado dos boxes, instalação de ar condicionado central e, agora, o prédio está monitorado por câmeras.

Para retomar a construção original, houve readequação das aberturas de lojas para a parte interna do prédio. Os originais de fachada, esquadrias e calçamentos foram mantidos e novos sanitários foram construídos, devidamente adaptados.

Além de recuperar um rico exemplar da arquitetura do início do século 20, a ideia é que esse equipamento público histórico e cultural seja um novo espaço para a gastronomia e para os produtores locais.