Enxaqueca: causas e alimentos que podem ajudar a controlar a crise

Diversos fatores podem contribuir para agravar a enxaqueca, entre eles a má alimentação

A enxaqueca é um transtorno neurológico crônico caracterizado por dores de cabeça recorrentes, de moderadas a intensas. Essa dor de cabeça afeta geralmente apenas um dos lados, é de natureza pulsátil e dura entre duas e 72 horas. Entre os sintomas associados estão náuseas, vômitos e sensibilidade à luz, ao som ou ao odor.

A causa da enxaqueca ainda não foi completamente desvendada pela ciência. Sabe-se que ocorre um desequilíbrio bioquímico em certas localidades do cérebro, envolvendo substâncias chamadas neurotransmissores, neuropeptídeos e hormônios. Um desses principais neurotransmissores recebe o nome de serotonina.

Ela começa quando as células nervosas, já em estado de hiperexcitabilidade, reagem a algum gatilho frequentemente externo, enviando impulsos para os vasos sanguíneos, causando sua constrição (relacionado a aura) seguida de uma dilatação (expansão) e a libertação de prostaglandinas, serotonina e outras substâncias inflamatórias que causam a dor.

O espaçamento entre crises é variável. Sabe-se também que o gatilho para as crises de enxaqueca variam de indivíduo para indivíduo, sendo que em alguns a pessoa pode não apresentar nenhum gatilho específico. Os gatilhos de enxaqueca mais comuns são estresse, jejum prolongado, dormir mais ou menos do que o de costume, perfumes e outros odores muito fortes, e luzes e sons intensos.

 

Alimentos

Os alimentos e bebidas que ingerimos podem influenciar positivamente ou negativamente na enxaqueca. Queijos amarelos envelhecidos, frutas cítricas (principalmente laranja, limão, abacaxi e pêssego), carnes processadas, frituras e gorduras em excesso, chocolates, café, chá e refrigerantes à base de cola e excesso de álcool são alguns exemplos que podem agravar a dor.

Já os alimentos que podem causar o efeito inverso são o feijão, a batata, ervilha, tomate, maçã, chá de camomila e de gengibre, além da água, sendo recomendado ingerir dois litros do líquido por dia.