Equipamentos de segurança são itens fundamentais para todas as residências

Com o passar dos anos, o aumento de furtos e roubos cresceu de forma considerada em todo o país. Isso faz com que a necessidade por um reforço na segurança aumente. Atualmente, o mercado possui diversos equipamentos de segurança eletrônica, que são importantes para reduzir a vulnerabilidade das residências. Confira:

 

Câmeras de vigilância

Esse item garante que todas as atividades em pontos específicos do imóvel sejam monitoradas, sendo um importante inibidor dos meliantes. Elas são instaladas geralmente na entrada da casa, garagem e região dos fundos.

Uma dica importante é verificar se as câmeras instaladas possuem sensores infravermelho, que permitam, através de dispositivos optoeletrônicos, capturar as imagens em ambientes sem uma iluminação de qualidade, permitindo assim que o sistema funcione mesmo na ausência de luz.

Outro ponto fundamental é que as câmeras estejam atreladas a um sistema de gravação (DVR), para que as imagens gravadas sejam identificadas posteriormente, sendo recomendado ainda um sistema que contenha um backup remoto (ou na nuvem), para que, em uma eventual invasão, as gravações não sejam levadas pelos meliantes.

Através da internet, é possível monitorar de maneira remota as imagens através de um computador ou um smartphone.

 

Sistema de alarme e sensores

Composto por sistemas de sensores espalhados de maneira estratégica pela casa, os sensores existem em dois diferentes tipos: os ativos e os de movimento.

Os sensores ativos utilizam um sistema com infravermelho para criar uma espécie de cerca protegendo o imóvel. Uma unidade receptora e uma unidade emissora são colocadas distantes uma da outra, criando um feixe de luz infravermelho entre elas. Caso essa luz seja interrompida, a central será acionada.

Já os sensores de movimento geralmente utilizam ondas de ultrassom para identificar uma movimentação específica em uma área. Quando associado a um alarme, esse sensor acionará a central de alarme assim que identificar qualquer movimento.

Cercas elétricas

Utilizadas ao redor da casa e do muro, essas cercas possuem uma elevada descarga elétrica e não são recomendadas em locais de muita vegetação, pois existirão problemas de queda de galhos e disparos falsos, além da necessidade de uma manutenção frequente.

Concertinas

Esses equipamentos são opções às cercas elétricas e consistem em uma cerca feita de arame farpado enrolado e altamente cortante. Esse tipo de equipamento de segurança ajuda a impedir a ação de bandidos, pois, se bem instalada, dificilmente pode ser transposta sem causar ferimentos significativos nos criminosos.

A concertina possui como principal inconveniente a questão estética, tendo em vista seu caráter extremamente agressivo para um ambiente residencial. Além disso, não é possível atrelar esse dispositivo à central de alarme, não possibilitando qualquer tipo de alerta caso a cerca seja rompida. (Daniel Nápoli)

 

Fotos – Divulgação

Um comentário em “Equipamentos de segurança são itens fundamentais para todas as residências

Os comentários estão desativados.