Escola Cidadã 2019: arrecadações já começaram

O projeto “Cidadania nas Escolas: mobilização para o combate à fome” continua nas escolas participantes. Neste primeiro semestre, o trabalho de sensibilização está sendo realizado pelo vereador Wilson da Farmácia, que tem visitado as instituições escolares e conversado com os alunos. As primeiras doações já chegaram ao Funssol (Fundo Social de Solidariedade).

Atualmente, o projeto conta com cinco escolas. São elas: Colégio Integrado Monteiro Lobato, EE “Prof. Cicero Siqueira Campos”, EE “Profª Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel”, EE “Profª Rosa Maria Madeira Marques Freire” e EMEF “Profª Marilze Calil”.

Instituído pela Lei Municipal Nº 1886, de 24 de abril de 2017, o objetivo do projeto é realizar uma “competição do bem”, na qual a escola que arrecadar 1kg de alimento não-perecível por aluno matriculado conquista o “Selo Escola Cidadã”. Os donativos são destinados ao Funssol e repassados para famílias atendidas. Em 2018, foram arrecadados 836 kg de alimentos.

Além da campanha de arrecadação, o projeto oferece às escolas participantes uma série de palestras de temas variados, como meio ambiente, segurança, fome, entre outros.

No dia 18 de maio, quando ocorre o Dia da Família na Escola, a EMEF “Profª Marilze Calil” receberá a palestra “Educação Afeviva”, ministrada pela educadora Carmem Silvia Mangeon Elias e voltada aos pais e responsáveis. O evento acontece às 9h e é aberto ao público. A EMEF fica na Rua Valinhos, Cidade Nova I.

Alimentos não perecíveis são aqueles que podem ser guardados por períodos longos sem deterioração porque podem ficar em temperatura ambiente, como macarrão, feijão, soja, arroz, café, fubá, polvilho, farinha de trigo, leite em pó, achocolatado, leite e óleo. Embora sal e açúcar também sejam alimentos não perecíveis, não é recomendada sua doação, pois são utilizados em pouca quantidade no dia a dia.