Escolas adotam medida preventiva e suspendem aulas em Itu

O Governo de São Paulo anunciou na última sexta-feira (13) a suspensão das aulas nas escolas estaduais e municipais. A suspensão começou gradualmente nesta segunda-feira (16) e a suspensão total ocorre a partir do dia 23, segunda-feira que vem.

A decisão de suspender as aulas se deu devido a medida preventiva para minimizar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), a suspensão gradual foi um meio que o governo achou para as famílias conseguirem se organizar. Nesta semana, as unidades escolares estarão abertas com orientações aos alunos.

No domingo (15), a Prefeitura de Itu divulgou um boletim sobre o novo coronavírus em que falava dos cuidados na parte da educação. “Durante esta semana de 16 a 20 de março as escolas deverão continuar abertas, com dias letivos regulares. Pais que puderem e quiserem ficar com os filhos em casa, a partir do dia 16, terão as faltas abonadas. A partir do dia 23 de março, as aulas deverão ser suspensas em todas as escolas da rede municipal. Indicamos que o mesmo ocorra nas instituições particulares”, diz o boletim.

De acordo com a Prefeitura de Itu, 17 mil alunos da rede municipal de educação serão afetados por essa medida. A Secretaria Municipal de Educação aguarda normativas de órgãos superiores para que medidas como reposição de aula sejam adotadas. Sobre a distribuição de merenda para alunos carentes durante o período de fechamento das escolas, estão sendo consideradas questões de logística e, principalmente, a exposição dos alunos à contaminação.

Escolas particulares
Escolas particulares também adotaram a suspensão das aulas. Algumas funcionam normalmente até esta quarta-feira (18), tendo a paralisação total a partir de quinta-feira (19), por tempo indeterminado.

Colégio Almeida Júnior, Colégio Progresso Bilíngue Itu e Colégio Objetivo Itu suspenderam suas aulas a partir desta quarta-feira (18). As duas primeiras escolas citadas disponibilizarão conteúdo e aulas on-line para que o ano letivo não fique atrasado. O Colégio Objetivo estuda medidas para o repasse de conteúdo.

O Branta Institute não computará as faltas de alunos que não irem para as aulas dos dias 16 a 20 de março. Os colégios Cidade de Itu – Anglo, Sistema Etapa e Divino Salvador optaram pela suspensão gradual das aulas. Os colégios funcionam normalmente na semana dos dias 16 a 20 de março, porém, sem computar falta para alunos que não forem para a aula. As aulas serão suspensas a partir do dia 23 de março, por tempo indeterminado.