Escolas municipais de Itu ultrapassam índice estipulado pelo IDEB após 9 anos

EE “Prof. Rogério Lázaro Toccheton” foi a melhor escola estadual de Itu no IDEB do Ensino Fundamental II / Foto – Reprodução

Divulgado na última segunda-feira (03), o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2017 mostrou que as escolas municipais de Ensino Fundamental de Itu (que vai do 1º ao 5º ano), após nove anos, ultrapassaram o índice estipulado, apontando o resultado obtido de 6.3, quando a meta projetada para 2017 foi de 6.2. O dado foi comemorado pela Prefeitura.

“Este resultado ocorreu devido ao trabalho desenvolvido pela equipe de professores e gestores, que se dedicam para tornar a educação do município cada vez melhor, com acompanhamento da aprendizagem, além da formação continuada de nossos educadores”, declarou Walmir Scaravelli, secretário municipal de Educação.

Walmir ainda ressalta que também são realizadas “avaliações diagnósticas de cada aluno, simulados, gestão de resultados, elaboração de plano de ação para escolas com menor rendimento, planejamento de aulas unificado para garantir igualdade no ensino, uso de tecnologia para ensino da matemática, entre outras ferramentas que colaboram com o aprendizado dos alunos”.

“Ao ultrapassarmos as perspectivas previstas, atingindo antecipadamente as metas, evidenciamos o quanto a determinação de todos fez com que a educação municipal viesse a ser destaque nos resultados apresentados”, comentou a diretora do departamento de Ensino Fundamental, Lívia Sousa.

Já o IDEB nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), que competem à rede estadual, cresceu para 5.0, mas não atingiu a meta projetada de 5.6. Em 2015, o índice era de 4.8. Já o Ensino Médio, também de competência do Estado, teve resultado desanimador: índice 4.0.

Notas das escolas
As notas individuais das escolas também foram divulgadas. A EMEF “Prof. Firmino Octavio do Espírito Santo Junior” foi a mais bem ranqueada no Ensino Fundamental I, com IDEB 7.0. No Ensino Fundamental II, a que teve a melhor nota foi a EE “Prof. Rogério Lázaro Toccheton”, com IDEB 6.2. Já no Ensino Médio, o destaque vai para a ETEC “Martinho Di Ciero” (Escola Agrícola) com IDEB 6.4.

O que é o IDEB?
O IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. As metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para os estados e o país, realizados a cada dois anos.