Escolhendo o perfume ideal para você

Todos adoram um bom aroma! E se vier em um frasco belo, melhor ainda, não é mesmo? Usar perfume é da rotina de muitas pessoas, e às vezes escolher o perfume ideal e que lhe agrade pode ser uma tarefa difícil, principalmente quando há tantas fragrâncias para decidir. Usar os sentidos que temos é uma tática para que esse momento não seja tão complicado, assim como conhecer as notas aromáticas existentes.

O corpo humano é dotado de cinco sentidos e cada um deles desempenha importante papel quando o assunto é beleza e bem-estar. O olfato talvez seja o mais importante, pois está ligado diretamente à memória emocional. Por isso, quando sentimos um cheiro, uma fragrância, começamos imediatamente uma “viagem” pelas nossas lembranças, pelos arquivos sensoriais do nosso cérebro, que nos transporta para o exato momento, para a exata situação na qual fomos apresentados a essa fragrância.

É o sentido que deixa a melhor impressão da eternidade quando o tema explorado é a essência. Mas não devemos deixar de lembrar que além de sentir cheiros, a visão, o tato, a audição e o paladar também estão interligados ao nosso emocional. Basta perceber que os nossos sentidos são a nossa porta de comunicação com o mundo que nos cerca, por isso a importância de valorizá-los e exercitá-los sempre que possível.

Na arte da perfumaria, os sentidos são importantes para escolher uma fragrância que remeta a um momento marcante na vida das pessoas. Visão, o começo de tudo. O primeiro contato é o visual. O design de um frasco nos prende, nos cativa. A visão é um dos sentidos que mais utilizamos; com ele vemos as formas, as cores, os tamanhos e aprendemos sobre o mundo. Com o tato começa a interação do perfume com quem somos. A pele é o maior órgão do corpo humano. Temos uma enorme quantidade de sensores para exercer o tato com qualquer parte do corpo, um pouco menos no cotovelo, um pouco mais em outros lugares.

Os perfumes ou odores são capazes de despertar sensações de alerta ou tranquilidade, conforto ou incômodo. Além disso, o olfato nos informa a origem de cada coisa e está intimamente relacionado ao instinto de sobrevivência. Fechar os olhos é o primeiro passo para apurar este sentido. Depois, tente reconhecer os aromas ácidos, cítricos e doces presentes em diferentes flores, ervas e perfumes e faça a escolha certa.

 

Classificação das notas aromáticas

O perfume tem suas origens no Egito, por volta de 2000 a.C. Nesta época, os faraós e membros “de elite” eram os únicos que usavam perfumes. Após isso, a utilização deste item foi espalhada para outras partes do país e tornou possível a todos o uso do perfume, tanto em si como para aromatizar o ambiente quente e árido dos desertos.

Com isso, são inúmeros os tipos de fragrâncias disponíveis no mercado de perfume – combinações de diversas notas aromáticas –, sendo que apenas um perfume pode conter até 50 notas diferentes, que são “divididas” em camadas. Uma dica na hora de experimentar perfumes é sempre cheirar um grão de café entre as essências, já que ele “neutraliza” o cheiro que seu nariz reconheceu.

Há a nota de cabeça (ou saída), responsável pelo cheiro que você sente no momento em que passa o perfume no corpo, desaparecendo algum tempo depois; a nota de coração (ou corpo), percebida após a nota de cabeça, ficando um pouco mais no corpo; e a nota de base (ou fundo), percebida muito tempo depois da aplicação e que tende a ser o aroma que permanecerá até o perfume sair do corpo.

Tipos de perfumes

  • Cítricos: esse tipo de fragrância é refrescante e pode ser usado tanto para tarefas durante o dia quanto para eventos noturnos. As notas mais comuns são menta, alecrim, laranja, limão, bergamota e tangerina;
  • Amadeirados: mais comum em perfumes masculinos, a fragrância amadeirada é mais “densa”, mas também é versátil para dia e noite. As notas geralmente são de tabaco, pinho, eucalipto, cedro e bambu;
  • Aquáticos: leves e revigorantes, os perfumes aquáticos possuem a lavanda como um dos principais elementos, mas há também pepino, melancia, chá verde, chá preto, chá branco, sálvia, alecrim, lírio, alga e orvalho;
  • Aromáticos: estes possuem notas mais ligadas à natureza, à relva. Suas notas aromáticas incluem lavanda, patchuli, sálvia, alecrim, cominho, menta, gerânio, musgo de carvalho, gengibre, cedro e âmbar;
  • Orientais: suas composições possuem toque exótico, com notas de especiarias, madeiras nobres e flores raras. São considerados perfumes mais sofisticados, sendo indicados para uso noturno. Canela, cravo, baunilha, almíscar, âmbar, incenso, mirra, noz-moscada, pimenta rosa, pimenta negra, pimenta malagueta, coentro, erva-doce e anis são alguns dos elementos comuns em suas notas.