Escritor ituano Paulo Stucchi lança seu novo livro

Novo livro de Paulo Stucchi já está à venda (Foto: Divulgação)

O jornalista e escritor ituano Paulo Stucchi lançou seu novo livro, “Um de nós foi feliz”, durante a primeira edição da FLIC (Feira Literária e Cultural de Itu). O autor indicado ao Prêmio Jabuti de 2020 pelo livro “A filha do Reich” promoveu uma tarde de autógrafos no último sábado (21), durante o evento. O livro é uma publicação da Maquinaria Editorial.

Segundo o autor, “Um de nós foi feliz” foi um livro que nasceu de um convite da editora Renata Sturm acerca do interesse de contar uma história real que aconteceu no interior do Rio Grande do Sul. “Ela não queria uma biografia, mas, sim, um romance. Como tinha lido aA filha do Reich’, achou que eu seria a pessoa para contar essa história – espero que ela esteja certa (risos)”, conta Stucchi.

O livro fala sobre um pai ausente e uma filha que, depois de adulta, viaja à Alemanha para descobrir mais sobre esse pai – que abandonou a família que viver um amor de infância. “Retomo temas como Segunda Guerra e nazismo, mas acima de tudo se trata de um drama familiar ficcional baseado em fatos reais”, afirma o autor, que conta o motivo de o nazismo voltar a ser tema de uma obra sua.

“Acredito que seja pela carga dramática que o nazismo e a Segunda Guerra trazem. Por si, você imaginar uma ideologia que arrastou milhares de pessoas ao ódio e ceifou vidas incontáveis é um episódio dramático imenso. A Segunda Guerra e o nazismo eram à luz ao mundo como conhecemos hoje, à sociedade que trouxe EUA e União Soviética como polos de poder, ao alastramento do capitalismo e da sociedade de consumo em massa”, explica o escritor.

Em fevereiro de 2023, Paulo Stucchi lança seu novo romance, chamado “O homem da Patagônia”, pelo Grupo Pensamento, com o qual tem contrato. “Ele fala sobre uma possível fuga de Hitler para a Argentina na década de 50 – ou seja, o Führer teria sobrevivido à guerra e escapado da Alemanha. É uma corrente teórica que tem vários adeptos e exploro isso no romance com muitos fatos históricos”, conta. Já o atual livro de Paulo Stucchi pode ser encontrado em livrarias digitais e físicas, como a Atlântica do Plaza Shopping Itu.