Esmael Daldon ganha nome de rua em Itu

Na sessão de terça-feira (20), a Câmara de Vereadores de Itu aprovou, em 1ª discussão, o Projeto de Lei nº 92/2020, que dispõe sobre a denominação da Rua 09 do Residencial Bom Jardim (Rua Esmael Daldon), de autoria da vereadora Maria do Carmo Piunti (PSC). A propositura foi enaltecida por vários parlamentares.

Filho de Atílio Daldon e Antônia Dezidera Daldon se criou no Bairro rural do Jacu, onde nasceu em 15 de setembro de 1936. Casou-se com Ilva Donatini Daldon, com que teve Cristina, Ismael, Atílio, e Sandra Mara. Empreendedor, Esmael foi um dos proprietários da Cerâmica Coração de Jesus, contribuindo largamente com o progresso industrial de Itu.

Outras iniciativas foram por ele incrementadas, marcadas com o sucesso do seu empreendedorismo. Foi um dos fundadores do sindicato patronal da categoria ceramista, também cofundador da ACERVIR, entidade representativa das cerâmicas de Itu com abrangência regional.

Católico convicto, pertenceu a diversas instituições da Igreja com as quais contribuiu e participou, em suas composições diretivas. Desenvolveu intensa atividade social, esportiva e filantrópica. Na diretoria da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), colaborou por muitos anos.

Trabalhou vigorosamente para tornar realidade a edificação das Igrejas Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, fornecendo material de construção civil e inclusive aporte financeiro. A manutenção da Capela do Jacu sempre mereceu seu carinho e atenção especial. A reforma da centenária Igreja do Bom Jesus também contou com a mão de Esmael. 

A sessão ainda contou com a votação de outros projetos de denominação de via pública e também a aprovação, em 2ª discussão, do projeto que autoriza o Executivo a conceder subsídios mensais para a manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, instituições e organizações culturais comunitárias. A próxima sessão será na terça-feira (27), às 16h.