Espaço Acadil: Abrir a porta…

Maria Angela Pimentel Mangeon Elias
Cadeira nº 17 I Patrono Olívia Sebastiana da Silva

Falo de uma porta que só se abre pelo lado de dentro. Há um quadro lindo mostrando Jesus do lado de fora, gentilmente batendo em uma porta… É indizível a emoção que nos toma, a imaginar que Jesus bate, sem dúvida, à porta do coração humano. Quer entrar…

Realmente sugestivo. Alguém bate à porta. E esse alguém é Jesus! Abre-se a porta, abre-se o coração, abre-se a compreensão. Destravar a porta é um gesto que motiva à interação. Interação com o semelhante, com alguém que precisa de alguma coisa.  E a batida é bem de leve, como se estivesse em  dúvida…

Mas necessário se faz procurar quem tem necessidade de auxílio. Não é fácil, sei eu, e muitas vezes  está bem perto de nós.

Temos tanto para dar… Desde uma simples palavra, um sorriso,  um olhar,  que podem até envolver um pedaço de pão ou um prato de comida. Talvez até nem seja preciso isso. Basta simplesmente escutar. Há pessoas que desejam somente ser ouvidas, ser compreendidas. Compreender e ouvir nada custam a ninguém. São bens que nada custam, no entanto têm grande valor para a convivência.

O Ano Novo já chegou e com ele, sempre, a esperança de melhora em tudo, inclusive no mundo que nos rodeia.

Entretanto, poucos pensam em melhorar a si mesmos. E o mundo só poderá ficar diferente, se diferentes ficarem as pessoas.

Refletir em quem somos e para o quê viemos é uma atividade que não ocupa a maioria dos  pensamentos. Vaidades e preocupações diversas costumam ter a preferência. Festas, luzes esfuziantes, cores, realmente têm a primazia. Sim, tudo isso pode-se ter à vontade, mas sem esquecer que todos têm corpo e alma. O exterior não pode e não deve desmerecer o interior… e vice-versa!

Novo Ano, vida nova, aproveita-se para mudar. Mudar é preciso!

Renovação!

Destravem-se as portas e exibam-se as verdadeiras personalidades!