Espaço FAMA Campo será inaugurado em Mairinque no dia 30 de novembro

FAMA Campo se propõe a intervenções dos artistas na paisagem de esculturas com caráter efêmero Foto: Divulgação/FAMA

Inspirado em uma nova forma de pensar os museus e inspirada na corrente artística dos anos 1960 do “land art”, a Fundação Marcos Amaro inaugura no próximo dia 30 de novembro seu novo braço do museu FAMA Itu, o FAMA Campo, situado na zona rural da cidade de Mairinque.

A iniciativa quer fazer sentido para uma nova forma de olhar a arte, um novo modo despretensioso de expor em um museu aberto, sem paredes, no qual o público vai poder andar e pensar a escultura a céu aberto. A ideia fomentada é que a arte esteja em total sintonia com as paisagens dada e modificada.

O projeto, portanto, torna um pedaço de terra em uma paisagem construída, ainda mais acidentada e menos monótona que as formas convencionais de exposição vistas em instituições museológicas, em sua maioria fechadas entre quatro paredes.

O FAMA Campo se propõe a intervenções dos artistas na paisagem de esculturas com caráter efêmero. Em outras palavras, sem a necessidade de conservação ou preservação, as esculturas são pensadas em harmonia com a natureza, sem agredi-la. Mesmo sem uma temática a orientar as criações artísticas, espera-se também que estas venham a refletir as questões da arte na contemporaneidade.

Tais como a natureza e sua sustentabilidade, os desvios das ações humanas, da política e da necessidade de pensarmos na transitoriedade da vida. O espaço será uma mostra em que todos os artistas deverão entrar respeitando o lugar, sem hierarquia. No entanto, a natureza deve prevalecer e é quem vai ditar a ordem das coisas.

O FAMA Campo iniciará com obra de Marcia Pastore, “Transposição”. A artista investiga as relações entre espaço e escultura de diversas formas, e seus trabalhos integram algumas das principais coleções do Brasil, caso da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP), o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e o Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto.

Começou a expor pelo país três décadas atrás: desde os anos 1990, participa da programação do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro e do Palácio das Artes, em Belo Horizonte; e, a partir dos 2000, passou ocupar a Caixa Cultural de Fortaleza, o Centro Cultural Maria Antônia, o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, a Biblioteca Mario de Andrade, o Museu Brasileiro da Escultura, a Funarte e o Centro Cultural São Paulo. Atuou duas vezes na Arco Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madri e também na inauguração do Vestfossen Kunst Laboratorium, em Oslo, na Noruega.

O endereço do FAMA Campo pode ser conferido pelo link bit.ly/FAMA-Campo, no Google Maps. A inauguração do espaço contará com ônibus (sujeito a lotação) partindo de São Paulo às 14h30 e de Itu às 15h. Aqui, o ponto de partida será no museu FAMA, localizado na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Vila São Francisco. Já na capital, o ônibus partirá da Galeria Kogan Amaro, que fica na Alameda Franca, 1.054, Jardim Paulista.

2 comentários em “Espaço FAMA Campo será inaugurado em Mairinque no dia 30 de novembro

  • 18/11/2019 em 15:00
    Permalink

    Boa tarde! Excelente notícia!
    Sou diretora da Escola Municipal Bairro Mato Dentro.
    Como faço para me inteirar mais dessa excelente conquista?

    Grata

    Walkiria

  • 09/01/2020 em 22:02
    Permalink

    Dificil acesso.
    Estradas de terra pesinas

Os comentários estão desativados.