Espetáculo “Saias” encerrará o Festival de Artes de Itu neste domingo

Foto – Divulgação

Contemplado pelo edital do 26º Festival de Artes de Itu, “Saias”, espetáculo de Nil Sena e Renata de Oliveira, se apresentará neste domingo (21) às 20h30 na Praça do Carmo), com entrada gratuita. O projeto também oferecerá a oficina de dança “Sambadas – Maracatu, Côco e Ciranda”, com percussão ao vivo, no mesmo local, às 9h, para o público em geral a partir dos 12 anos.

O espetáculo “Saias”, mais do que um espetáculo de dança, é uma extensa pesquisa que surgiu a partir das inspirações, empoderamento e auto-conhecimento do universo das danças afro-brasileiras, das vivências, experimentações em aulas e apresentações artísticas de Renata Oliveira, mulher negra, bailarina e arteeducadora.

A atração parte do mergulho e investigação nas manifestações populares brasileiras, suas danças, cantos e toques, sobretudo o Maracatu, Jongo, Simbologia dos Orixás, Coco de Alagoas, Ijexá, Lundu Colonial, Samba de Roda e Ciranda. O fio condutor das cenas é a beleza do mundo feminino, com suas alegrias, decepções, lutas e esperanças para manter a cultura viva.

A mistura de linguagens, como poemas autorais declamados, percussão e cantos, dão um sentido específico para cada cena-dança. Dentro de cada manifestação trabalhada, a figura da mulher surge com a força e potência das rezadeiras, trabalhadoras rurais, lavadeiras e das dançadeiras, como que a indagar: “- Até onde sou sagrada? Até onde Sou profana?”. Dando, assim, mais sentido à preservação e propagação de nossas danças e da nossa cultura mais genuína: a cultura da terra, da presença, a Matriarca, a trabalhadora, a mãe, a mulher que se descobre e se admira.

Isto é, “Saias” trabalha e bota em cena, o corpo feminino no limiar de sua essência: A Deusa que, em seu alto de existência, desdobra-se em movimentos. Além da concepção coreográfica de Renata Oliveira, “Saias” consiste em um processo coletivo de criação e perspectivas. Em cada cena-dança, as bailarinas trazem suas experiências corporais e afetivas a cada um dos ritmos apresentados, onde a tomada de suas narrativas de vida, tornam-se reais a cada batida do tambor.

Confira todas as atrações do último final de semana do 26º Festival de Artes de Itu no site: festivaldeartes2019.itu.sp.gov.br.