Estado volta para a fase vermelha a partir da meia-noite de sábado

Nesta quarta-feira (03), o governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou a regressão de todo o estado à fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva da quarentena. A medida entre em vigor à meia-noite de sábado (6) e deve permanecer até o dia 19 de março.

“Estamos em São Paulo e no Brasil à beira de um colapso. Exige medidas coletivas e urgentes (…). Por este motivo nós estamos atendendo a recomendação do centro de contingência e reclassificando todo o estado de SP para a fase vermelha a partir das 0h de sábado”, disse Doria.

A fase vermelha autoriza o funcionamento de padarias, mercados, farmácias, açougues, postos de combustíveis, lavanderias, meios de transporte coletivo (como ônibus, trens e metrô), transportadoras, oficinas de veículos, atividades religiosas, escolas, hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria, bancos, pet shops, serviços de delivery ou entregas, indústria e construção civil.

“As escolas da redes públicas estadual e municipal e da rede privada vão continuar abertas, e vão atender os alunos. Exatamente como estava previsto”, completou o governador. A mudança na classificação do estado tem como objetivo tentar contar o avanço da pandemia, após São Paulo bater o recorde de mortos e internados pela Covid-19.

A regressão ocorre para tentar conter o avanço da pandemia no país, após São Paulo bater recorde de mortos por Covid-19 e internados com a doença. Atualmente, de acordo com atualização do plano estadual, divulgada na última sexta (26), seis regiões do estado estão na fase vermelha: Araraquara, Bauru, Barretos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Marília.

Entretanto, algumas prefeituras de cidades da Grande SP e do interior, como Campinas, já tinham determinado medidas mais restritivas do que as do governo paulista. As novas determinações de endurecimento da quarentena atendem a pedido do Centro de Contingência do Coronavírus e dos prefeitos do estado, que, em reunião nesta terça, pediram ações mais efetivas para reduzir a circulação de pessoas.

Atualmente, 74,3% das vagas em UTIs estão ocupadas, enquanto o isolamento social, monitorado pela movimentação de pessoas com telefones celulares rastreáveis está menos de 39%, quando o necessários é de 60% ou 70%. Até a manhã desta quarta-feira (03), 60.381 pessoas morreram em todo o estado, enquanto desde o início da pandemia foram confirmados 2.068.616 casos da doença.

Além da reclassificação do Plano São Paulo, Doria anunciou também a abertura de 500 novos leitos para tratamento da Covid-19 no estado, sendo 339 novas vagas de UTI e 161 em enfermaria de hospitais estaduais, municipais e filantrópicos.

3 comentários em “Estado volta para a fase vermelha a partir da meia-noite de sábado

  • 03/03/2021 em 14:00
    Permalink

    Parabéns pelo governo tem q fechar tudo mesmo ninguém respeita nada todo mundo saindo final de semana pros barzinho fazendo festinha em casa e isso q ele quer então na minha opinião tem q fechar mesmo

  • 05/03/2021 em 06:55
    Permalink

    A fase vermelha autoriza o funcionamento de padarias, mercados, farmácias, açougues, postos de combustíveis, lavanderias, meios de transporte coletivo (como ônibus, trens e metrô), transportadoras, oficinas de veículos, atividades religiosas, escolas, hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria, bancos, pet shops, serviços de delivery ou entregas, indústria e construção civil. Ou seja nada vai mudar.

  • 07/03/2021 em 21:50
    Permalink

    Santana de parnaiba comercio tudo normal na fase vermelha vao morrer mais gente a propria gmc nem liga a pm pior . prefeito nao tem autoridade sobre a cidade

Os comentários estão desativados.