Estudantes de Itu comentam primeiro dia de prova do Enem 2021

Alunos do Colégio Anglo Itu, momentos antes da realização do primeiro dia do Enem 2021 (Foto: Divulgação)

No último domingo (21) aconteceu o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Em Itu, assim como nos últimos anos, o local de prova foi o CEUNSP e não houve o registro de nenhum incidente antes ou durante a aplicação do exame.

No primeiro dia da prova, foram aplicadas questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação, que teve como tema: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Já no próximo domingo (28) serão aplicadas questões referentes a Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. O JP conversou com alguns estudantes que comentaram suas impressões sobre o primeiro dia do exame e a expectativa para o segundo dia de prova.

Estudante do Colégio Almeida Júnior, Lara Ribeiro Gianini, de 17 anos, que pretende cursar Química, achou que a prova teve “muito foco em questões econômicas. Muita interpretação, mas senti falta de uma visão mais crítica sobre alguns assuntos e de mais mapas e gráficos”. “Apesar de lamentar a ausência de temas como a ditadura militar, fico feliz que ainda haja questões sobre as culturas negras e indígenas, além da discussão sobre preconceito linguístico. Porém, tenho minhas críticas sobre os vários textos que beiravam o saudosismo e as questões sobre a água”, destaca.

“Para a prova do segundo dia, espero que seja como nos anos anteriores, os temas talvez sejam ligados à agricultura e economia também. O nível de dificuldade não mudou no primeiro dia, então espero o mesmo do segundo”, acrescenta.

Também estudante do Almeida, Vitor Martinez Antunes, de 17 anos, que pretende cursar Arquitetura, achou a prova “um tanto quanto pesada, tendo pouquíssimas questões que abordavam as matérias principais de geografia e história, o tema da redação superou as minhas expectativas, achei bem diferente”. “Espero que o segundo dia de prova esteja abordando os temas principais das matérias, assim como no ano passado, diferente desse primeiro dia que divergiu bastante da prova do ano passado”, comenta.

Thales Amaral Raymundini, de 18 anos, estudante do Colégio Anglo, disse que a prova era o que esperava, “cansativa, com bastante texto e interpretação e esse ano teve até mais do que o normal, uma maratona e a redação um tema em que esperava um problema social que não entrasse muito na questão política, de polarização, achei que seria nessa linha mesmo”.

“Achei que foi um tema que deu para escrever, teu gostei do tema e a expectativa para o segundo dia, espero ir bem é a área que eu mais gosto, será mais conteudista do que o primeiro, tem que estar mais preparado”, acrescenta o estudante, que pretende cursar Engenharia de Produção.