Estudantes de Itu comentam primeiro dia de prova do Enem

Foto: Beatriz Pires

A primeira parte do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi aplicada no último domingo (04), com questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas, além da redação. Dos 5,5 milhões de inscritos, 4,1 mi fizeram o exame. Em Itu, a prova foi aplicada nos campi do CEUNSP. Cerca de quatro pessoas se atrasaram e não conseguiram entrar a tempo para realizar o exame.

O estudante Pedro Paolucci Nobre, de 17 anos, prestou a prova pela primeira vez e comenta o que achou. “Não sabia o que esperar muito bem e fiquei meio nervoso, mas depois que comecei a fazer fiquei mais calmo e fiz de boa. Não era um bicho de sete cabeças”. Entretanto, Pedro, que pretende prestar engenharia de produção, diz que “foi bem chato fazer as 90 questões e ler todos aqueles textos”.

O aluno Thiago Fortunato Cantão Sabino, de 18 anos, pretende prestar engenharia de automação e também fez o exame pela primeira vez, mas não encontrou muita dificuldade. “Eu não achei muito difícil na verdade. Tinham algumas questões que precisava pensar mais, mas nada muito grande”, afirma.

Uma das partes mais aguardadas da prova é a redação. O tema deste ano foi “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet”.  Com três textos de apoio sendo trechos de reportagens de grandes veículos de comunicação, a repercussão foi positiva e diversos especialistas afirmaram a importância de um assunto tão relevante e atual.

A segunda parte do exame será aplicada no próximo domingo (11), com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática. Os portões serão fechados às 13h no horário oficial de Brasília e as provas começam às 13h30. Neste dia, a duração será de 5h. (Beatriz Pires)