ETEC Martinho Di Ciero se destaca entre as escolas públicas do Brasil

Por Nayara Palmieri

Da esquerda para direita: Érick da Silva, diretora acadêmica Selma Quarcioni, coordenadora Rita de Cássia Savioli, coordenadora Cristiane de Carvalho, Dâmares Bellon, Isabela Carniel, Lucas Candiani e diretor Tiago Pertille

No último dia 18 de junho, foi divulgada a tabulação das escolas que tiveram melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2018. Essa tabulação foi realizada através de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A ETEC Martinho Di Ciero, de Itu, se destacou ficando no 41º lugar entre as escolas estaduais do Brasil.

Aberta em 1960, anteriormente uma Escola Agrícola, a ETEC costuma ter boa colocação em todos os anos do ENEM, mas nem por isso deixa de comemorar as conquistas de seus alunos. Por isso, a reportagem foi até a escola conversar com o diretor, professores e alunos.

Quando perguntado sobre como recebeu a notícia da boa colocação, o diretor Tiago Pertille diz ter ficado muito feliz, pois os professores e coordenadores trabalham duro para que os alunos possam se destacar. “Até gosto de falar em sala de aula, que eles (alunos) estão aqui de passagem, mas eles têm que continuar, têm que crescer. E quando nós temos um resultado tão bom quanto esse, nós sabemos que eles vão continuar crescendo, nosso objetivo foi atingido. Então a felicidade é muito grande pra gente”.

A coordenadora do curso técnico de informática, Rita de Cássia Savioli, diz que a escola não tem um curso específico para os alunos que estão em fase de vestibular, mas afirma que os professores trabalham, em sala de aula, os conteúdos que possivelmente cairão nas provas. Lucas Candiani, de 17 anos, é ex-aluno da ETEC e conseguiu bolsa de 100% através do PROUNI com a sua nota do ENEM. Atualmente cursando Engenharia Agronômica na UNISO, lembra que no terceiro ano foi bem puxado pra vestibular. “Trabalhamos bem os temas que iam cair. Teve bastante redação, o que me ajudou muito”, comenta.

“Eu acho que desde o começo, quando a gente entra aqui, os professores já focam na nossa carreira pós-escola, se preocupam com o que vamos fazer, para onde vamos. Tanto que a maioria das provas é baseada em vestibular”, conta Isabela Carniel, 17 anos, que também conseguiu bolsa de 100% com sua nota do ENEM e está cursando Nutrição na UNIP. 

Cristiane de Carvalho, coordenadora pedagógica, diz que os professores do ensino médio focam mais no vestibular, enquanto os do técnico focam na parte profissional. Pertille frisa que os professores da escola têm mais de 10 anos de casa, tendo uma experiência que ajuda os alunos a focarem no que realmente importa. O diretor ainda lembra que a ETEC é uma escola pública, totalmente gratuita, e o único valor gasto para cursar é a taxa do vestibulinho.

Planos
Dâmares Bellon e Érick da Silva, ambos de 18 anos, também ex-alunos, eram da turma de técnico de informática. Dâmares tem planos para cursar design de moda na Belas Artes. Quando questionada se tem arrependimento de ter cursado informática, a jovem responde prontamente que não se arrepende em nada, pois mesmo não sendo a área que quer atuar, é um conhecimento a mais e de muita importância.

Já Érick prestará vestibular para o curso de desenvolvimento de sistema da FATEC e já trabalha na área, como freelancer. Ele conta que conseguiu o emprego devido o conhecimento adquirido na escola. “O ensinamento da ETEC vai além da nossa carreira profissional, construímos nossa ética, nossa moral. Nossa turma tem muito o que agradecer aos professores” declara Érick.

EMPREGABILIDADE
O índice de empregabilidade do Centro Paula Souza, responsável pela ETEC, é acima de 90%. Apesar dos alunos terem em mente o ENEM, um dos objetivos das ETECs é de que os estudantes saíam formados, com uma profissão. A diretora acadêmica, Selma Quarcioni, comenta sobre uma estatística que de cada quatro alunos da ETEC, após um ano de conclusão, três estão empregados.

2 comentários em “ETEC Martinho Di Ciero se destaca entre as escolas públicas do Brasil

  • 01/07/2019 em 07:46
    Permalink

    Podiam lembrar também dos alunos que passaram no Sisu, com notas boas, não só os que conseguiram desconto nas particulares.

  • 01/07/2019 em 07:53
    Permalink

    Podia lembrar também dos alunos que conseguiram vagas em ótimas faculdades públicas pelo Sisu, não só os que pegaram desconto nas particulares!!!!

Os comentários estão desativados.