Eventos de Natal agitam Itu neste fim de semana

Com a chegada do Natal, diversas apresentações culturais acontecerão na cidade neste fim de semana, dias 15 e 16. Hoje (15), a partir das 20h, a Orquestra Filarmônica de Itu realiza gratuitamente o concerto “Luzes do Natal” na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, na Praça da Matriz, no Centro. A apresentação contará com a participação do Coral Popular de Itu e da cantora Giovanna Sanches interpretando, além das canções natalinas, trilhas sonoras e músicas do período barroco, como Canon de Pachelbel e Jesus Alegria dos Homens, de Bach.

Hoje também acontecerá a Peregrinação de Natal, realizada há 43 anos. Seu objetivo é apresentar músicas natalinas para grupos reunidos em asilos e igrejas da cidade. As rápidas apresentações trazem repertório tradicional do Natal europeu e brasileiro. Às 14h30 será na Loja Padovani (próxima ao Parque do Varvito), às 15h na Vila Vicentina, às 15h45 na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, às 16h15 no Asilo de Mendicidade Nossa Senhora Candelária, às 16h45 na Capela do Asilo de Mendicidade Nossa Senhora Candelária, e às 17h45 na Igreja do Bom Jesus.

Foto – Divulgação

Já amanhã (16) será a vez do Concerto de Natal, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a partir das 19h15. Neste ano o evento contará com a participação do Coral Nossa Senhora do Carmo, que apresentará melodias tradicionais natalinas. O Coral Vozes de Itu (foto) também preparou uma seleção de Negro Spirituals para o concerto e se apresentará às 19h30. Trata-se da música tradicional de africanos e afrodescendentes norte-americanos, convertidos ao Cristianismo com ritmos e melodias que deram origem ao Blues e ao Jazz.

Dentro da programação de Natal da Prefeitura de Itu, há o Concerto do Coral Vozes de Itu e Nossa Senhora do Carmo amanhã (16), às 19h15 na Igreja do Carmo. Na próxima terça-feira (18), às 20h, será apresentado Sons e Letras Brasileiras – Caravana de Natal, na Praça da Independência (Praça do Carmo), e no dia 20 de dezembro o Concerto do Coral Municipal de Itu, às 20h na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio. Todas as atrações são gratuitas.