Ex-prefeito e ex-secretário de Indaiatuba condenados pela Justiça por nepotismo

O ex-prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira (PMDB) e o ex-secretário de Administração Núncio Lobo Costa foram condenados pela Justiça de Indaiatuba na quarta-feira (07). Conforme acordo com a acusação do Ministério Público do Estado de São Paulo, que moveu a ação, os dois foram responsáveis pela nomeação de cinco parentes de Costa para cargos comissionados da Prefeitura, durante a administração Nogueira.

A acusação aponta que em janeiro e maio de 2009, Nogueira nomeou uma irmã e um cunhado de Costa para cargos comissionados de chefia. Já em maio de 2010, o ex-prefeito delegou à Costa a competência para preenchimentos de cargos, quando então Costa nomeou dois cunhados, irmã e genro.

Suspensão dos direitos políticos de ambos por cinco anos, proibição de contratar ou receber benefícios do poder Público por três anos, pagamento de multa igual a 20 vezes o subsídio de cada um à frente das funções e indenização de R$ 100 mil, corrigida com juros, é o que prevê a sentença a ambos.

O ex-prefeito Reinaldo Nogueira alega que não existe responsabilidade administrativa sua, pois as nomeações foram feitas por Núncio Lobo Costa. Ele também alega que, por recomendação do Ministério Público, os servidores foram exonerados dos cargos de confiança.