Exame de vista é realizado gratuitamente em Itu

Voluntários da ONG João de Barro participando da organização do evento (Foto: Divulgação)

A ONG João de Barro promoveu no último sábado (08) a primeira edição da Campanha Visão do Bem. Foram atendidas 150 pessoas, de 12 a 70 anos. A iniciativa é fruto de uma parceria de um grupo de São Paulo que percorrem todo o interior levando a oportunidade de uma boa visão.

O objetivo da campanha é promover a importância da saúde ocular, tendo em vista que uma pesquisa feita pelo Ibope Inteligência em 2020 mostrou que uma a cada cinco pessoas entre 18 a 24 anos nunca foi ao oftalmologista (21%) e apenas 10% fizeram a consulta uma única vez na vida.

Pensando nisso a ONG João de Barro fez questão de buscar parcerias com apoio de voluntários para a realização da campanha. A maioria dos participantes da campanha estava há meses em uma fila de espera pelo SUS, como no caso da Dona Inês de Paula, que estava aguardando há três meses ser atendida no posto de saúde próximo a sua casa. “Minha maior dificuldade é andar de ônibus, já peguei ônibus errado diversas vezes, com o exame agora consigo mandar fazer a lente dos óculos e voltar a enxergar”, conta.

A presidente da ONG, Diana Galvão, conta que visitando as comunidades viu que existia essa demanda e resolveu buscar ajuda. “A gente viu que existe uma demanda muito grande, principalmente nessa área da saúde nas comunidades de Itu. As pessoas não têm acesso à isso. Elas precisam de dentista, oftalmologista, pediatras, ginecologista, entre outros”, explica.

Diana busca novas parcerias e garante que essa ação social Visão do Bem terá continuidade e já tem datas marcadas até o final deste ano. “Nosso objetivo é fazer a diferença na vida das pessoas, e para isso estamos buscando parceiros para as nossas ações sociais para melhorar a qualidade de vida da população”, completa. A entidade está com a agenda para junho e julho com mais de 300 pessoas vagas para o exame. Os interessados devem agendar pelo WhatsApp (11) 97281-5777.