Exército Brasileiro realiza exercícios em bairros de Itu

Moura Nápoli

Durante a semana, a cidade conviveu com uma série de treinamentos realizados pelo Exército Brasileiro. A movimentação, denominada “Operação Anhanguera”, foi coordenada pela 11ª Brigada de Infantaria Leve, de Campinas. O exercício de Garantia da Lei e da Ordem visa treinar soldados, preparando-os para eventos como a Copa América, por exemplo, que acontece no mês de junho.

A reportagem do Periscópio esteve na tarde da última quarta-feira (22) acompanhando a movimentação que aconteceu nos bairros Vila Progresso e São Judas. As tropas realizaram um exercício de fiscalização, parando veículos e verificando documentação dos autos e dos condutores.

Uma operação de segurança que já havia sido realizada anteriormente pelo Exército, em grandes eventos realizados no país como Jogos Panamericanos (2007), Jornada Mundial da Juventude (2013), Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos (2016), e que agora deverá ser repetida durante a Copa América. Também nas operações “Arcanjo”, “São Francisco” e “Furacão”, todas no Rio de Janeiro, o Exército – inclusive com soldados de Itu – esteve presente.

Sob o comando do Tenente Caio Ribeiro, os soldados fizeram um trabalho de abordagem que acabou surpreendendo favoravelmente a população, principalmente pela maneira educada e cordial, sem deixar de ser firme, com que os soldados executaram suas funções.

Ação cívica
Centenas de moradores da região do Pirapitingui prestigiaram a ação cívico-social realizada na tarde de quinta-feira (23), graças a uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Itu e o Exército Brasileiro. Munícipes de todas as faixas etárias usufruíram de diversas atividades oferecidas gratuitamente nas instalações da Subprefeitura do Pirapitingui.

O prefeito Guilherme Gazzola e a primeira-dama Patricia Müller Gazzola, que também preside o Funssol e está a frente da subprefeitura do Pira, acompanharam a movimentação, junto à população e aos oficiais militares. Controle de pressão arterial e orientações quanto ao risco e prevenção; cuidados com a pele; aulas de Pilates, aferição do IMC (Índice de Massa Corpórea) e dicas sobre alimentação saudável estiveram entre os serviços realizados.

A ação contou ainda com banda de música, distribuição de agasalhos, exposições de veículos e equipamentos, corte de cabelo, manicure, entre outras realizações. Houve também a participação da Guarda Civil Municipal de Itu, presente com seu Canil e um desfile da tropa do Exército, que marcou o encerramento.