Exposição “Eu me levanto” de Regina Parra é inaugurada na FAMA

Registro da apresentação artística “Lasciva”, que marcou a abertura da exposição de Regina Parra / Foto – Beatriz Pires

A Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA) inaugurou, na manhã do último sábado (15), a exposição “Eu me levanto”, da artista Regina Parra. Concebida para o edital de ocupação da Fundação Marcos Amaro (FMA) e com curadoria de Galciani Neves, a mostra empresta o título de um poema da escritora Maya Angelou (Still I rise) e reúne trabalhos sobre o corpo feminino.

A artista contemplada comenta ao JP a importância do local para o desenvolvimento da exposição. “Fiquei bem feliz quando fui selecionada porque tive a chance de desenvolver um trabalho pensando nesse espaço e eu acho que esse espaço é muito específico. A gente não tem um espaço parecido com esse em lugar nenhum, eu acho. Não consigo pensar em nenhum outro lugar em São Paulo ou mesmo no Brasil que tenha essas características”, afirma.

Por se tratar de uma antiga fábrica de fiação e tecelagem, mantendo muitos dos aspectos do século anterior, Regina Parra considera um desafio desenvolver trabalhos no local. “Para qualquer artista é muito excitante você estar em um lugar desse, ele te provoca a pensar em possibilidades, experimentar coisas que normalmente a gente não experimentaria. A gente está muito acostumado a trabalhar em um cubo branco, o lugar é super desafiador”, diz.

Todas as obras da exposição, como “Tenho medo que sim” e “Lasciva”, que contou com uma performance, foram realizadas a partir de inquietações da artista. “Tinha algumas coisas que a gente tinha vontade de falar, por exemplo, o corpo feminino, pensando que lugar é esse e que potência que esse lugar tem”, relata. “As primeiras referências eram imagens de mulheres que foram internadas no século 19, em um hospital na França, que tinham sido diagnosticadas como histéricas”, ressalta.

A artista explica que “muito dos movimentos partiram desses gestos, mas a gente não queria fazer um trabalho sobre histeria, mas o começo da pesquisa foram essas imagens dessas mulheres, que são imagens bem fortes e que de algum jeito a gente via que tinha um lugar de desejo muito escondido ali, então nossa vontade era trazer esse desejo através dessas imagens”, encerra.

A exposição vai até o dia 9 de março de 2019 e pode ser conferida de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita. A FAMA fica localizada na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Centro de Itu. Informações: (11) 2715-4608. (Beatriz Pires)