Exposição “Nós por Nós” será aberta neste sábado no Museu da Energia

Autorretrato de Daniela Noronha, fotógrafa e artista visual da exposição “Nós por Nós” / Foto – Divulgação/Daniela Noronha

O Museu da Energia de Itu abre neste sábado (13)  a exposição inédita “Nós por Nós”, da fotógrafa e artista visual Daniela Noronha. Gratuita, a exposição da artista sul-mato-grossense radicada em Itu busca retratar 14 mulheres reais na forma como essas personagens se sentem mais representadas dentro do seu universo, seja na vida pessoal ou social – e pela ótica de uma mulher.

“A intenção é inspirar meninas e mulheres a acreditarem em seus sonhos e valores e terem orgulho não só de sua imagem, mas de seu fazer. Fortalecer o ato de ser mulher e poder criar coisas maravilhosas, além de inspirar mais mulheres, cria um ciclo muito forte e poderoso, socialmente falando”, explica a fotógrafa, que realizou diversos estudos para a composição do projeto, tendo como um dos pontos principais o respeito à memória e à contribuição que a arte das mulheres retratadas representa na história contemporânea.

Nesta data, o setor educativo do Museu também promove a mediação de visita “Todas por Todas”, às 10h30. A mediação abordará a importância da mulher na sociedade partindo de recursos da exposição “História, Energia e Cotidiano” para superar estereótipos. Em cada uma das salas do Museu, serão abordados os temas: Mulheres Esquecidas; Mulheres Trabalhadoras; Mulheres Inventoras; Rotina das Mulheres; Mulher Objeto e As Novas Mulheres. A atividade é direcionada para maiores de 16 anos e não é necessário se inscrever para participar.

A mediação é resultado de uma pesquisa de seis meses realizada pelo Grupo de Estudos do Museu da Energia de Itu, e que teve como tema a mulher, inspirando-se nos 12 Direitos Fundamentais da Mulher estabelecidos pela ONU. A exposição, que conta com o apoio da WePrint! Fine Art, fica até 25 de agosto no Museu da Energia de Itu, localizado na Rua Paula Souza, 669, Centro. Mais informações: (11) 4022-6832.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *