Exposição sobre acessibilidade cultural chega ao Museu da Energia

A partir das 14h do próximo dia 22 de janeiro, ituanos e turistas poderão prestigiar no Museu da Energia de Itu a exposição “O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural”. A entrada é gratuita. 

De autoria de Alex Gimenes e Renan Nakaro com curadoria de João Kulcsár e Edgar Jacques, a mostra apresenta retratos de pessoas com deficiência representando diferentes áreas da cultura e traz reflexões sobre os recursos de acessibilidade em atividades culturais, inclusão da pessoa com deficiência nas artes e produção de exposições fotográficas acessíveis. 

“A intenção é além de trazer as pessoas com deficiência como destaque da exposição, das bordas para o centro, através das imagens, é também apresentar a todos os visitantes os possíveis recursos de acessibilidade para uma exposição fotográfica, mas que podem ser aplicados a diferentes atividades culturais”, explicou Nakano.

A exposição conta com mapa, sinalização e piso podo tátil, vídeo guia e texto de curadoria em Libras, fotografias, objetos e escultura tátil, audiodescrição e áudio mediação que estará disponível através de QR Codes ou através de dispositivo reprodutor de áudio para uso individual.  

Durante o período de exibição, acontecerá online e de forma gratuita uma atividade voltada à sensibilização sobre a temática “Acessibilidade Cultural” e contará com a participação dos fotógrafos da mostra Renan Nakano e Alex Gimenes, além da participação da convidada especial Desirée Nobre Salasar. 

Conteúdos extras e mais informações sobre os eventos relacionados à mostra estarão disponíveis no Instagram (@fotograficoacessível). 

Realização

A exposição foi contemplada no Programa de Ação Cultural (PROAC) 09/2020 (edital de apoio à produção de exposições inéditas de artes visuais de São Paulo). Tem apoio de algumas empresas parceiras. Além de Itu, a exposição foi exibida no Museu da Energia de São Paulo de outubro de 2021 ao início de janeiro de 2022. 

A mostra segue até o dia 31 de março. A abertura contará com presença de intérprete de Libras. O Museu da Energia Itu fica localizado na Rua Paula Souza, 669, Centro. Dias e horários de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 17h.  Mais informações, visite: http://www.museudaenergia.org.br. A entrada é gratuita.