Fábrica de Arte Marcos Amaro apresenta instalação intitulada “Cabana Frei Otto” 

Foto: Divulgação 

Desde o dia 6 de outubro, a instalação intitulada Cabana Frei Otto, idealizada por Rubens Espírito Santo (RES), passa a ocupar os velhos galpões da Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), antiga Fábrica São Pedro, sede da Fundação Marcos Amaro em Itu.

O conceito de arquitetura orgânica somado às teorias das ciências naturais dão o tom do novo projeto realizado junto ao Atelier do Centro, coletivo do qual participam mais de 30 artistas.

A obra site specific foi produzida por um grupo multidisciplinar de 15 alunos de RES: arquitetos, especialistas em elétrica, em filosofia da arte, em contabilidade, marceneiros e fotógrafos. Juntos, em um trabalho intenso e exaustivo, os participantes ergueram no curto período de cinco dias uma construção de grandes proporções, plástica, leve e com alusões à filosofia espiritual.

A inspiração partiu do legado do engenheiro e arquiteto alemão Frei Otto (1925-2015), pioneiro das questões ecológicas na arquitetura, cujos projetos surgiam da compreensão de leis das ciências naturais. Em meados de 1945, em meio a Segunda Guerra Mundial, Otto foi levado para um campo de concentração e lá passou a construir cabanas com os materiais que lhe eram fornecidos: quase sempre escassos e de baixo custo.

Para o interior da Cabana de Itu, será ainda produzida uma série de trabalhos durante as próximas semanas. E, em paralelo, Rubens Espírito Santo ministrará aulas de filosofia da arte e teoria da imagem, com o intuito de manter vivo o interior de sua instalação.