Fábrica de Arte Marcos Amaro promove oficinas e bate-papos com artistas

Foto: Iara Morselli

Fomentar o mercado de arte e expandir as discussões acerca dele. Esses são alguns dos objetivos da Fundação Marcos Amaro. E neste fim de semana (16 e 17), a partir das 10h, a Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA) organiza uma programação especial com o intuito de aproximar o público da região ao espaço e, também, estimular a produção artística.

Durante o final de semana, os participantes serão convidados para uma série de atividades e rodas de conversa sobre os mais variados assuntos do mundo das artes. A programação tem início no sábado (16), com Raquel Fayad, artista e diretora geral da FAMA; Cristina Delanhesi, presidente do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS); e os artistas visuais Laura Mattos, Pedro Lopes e dupla Tangerina Bruno, que receberão artistas e curadores para um bate-papo sobre vivências e projetos locais.

Em seguida, as artistas Pola Fernandez e Marcia Pastore promovem uma roda de conversa para discutir experiências e suas produções artísticas. Pola Fernandez, artista chilena que vive e trabalha em Itu, é uma das contempladas pelo Edital de Ocupação. Marcia Pastore é a primeira a ocupar o Museu da Escultura Contemporânea Latino-Americana (MESCLA), com previsão de inauguração para o segundo semestre de 2019.

No domingo (17), a fábrica oferece o Faminha, atividades lúdicas pensadas para o público infantil. Em seguida, Katia Gil Circo Escola ministra uma oficina de Arte Circense para iniciantes. A programação encerra com uma visita guiada à Sala Negra, na mostra O Tempo e a Gravura no Espaço, recentemente inaugurada no espaço. Tomando-a como inspiração, os educadores Natália Bastos e Vicente Alves ministram uma oficina de gravura com técnicas básicas de xilogravura, além de abordarem a trajetória dos artistas ali expostos, o contexto histórico e a influência de cada um deles na arte brasileira.

O evento é gratuito, aberto ao público e a programação completa pode ser consultada no site da FMA (https://fmarte.org/2019/01/24/programacao/). A Fábrica de Arte Marcos Amaro fica na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Vila São Francisco. Mais informações 2715-4608.